Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aviso de Irregularidade de “Zona Azul” não pode servir para lavrar o Auto de Infração de Trânsito, decide Justiça do Paraná

    Publicado por Perfil Removido
    há 3 anos

    A 4ª Turma Recursal Dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná, anulou 24 infrações de trânsito de condutor autuado por funcionário de empresa privada contratada pela Prefeitura de Município de Umuarama/PR.

    Na decisão o Relator Aldemar Sternadt Juiz entendeu que empresa privada contrata pela Prefeitura não pode lavrar autos de infrações de trânsito com base nos avisos de irregularidades.

    Vejamos um trecho da decisão:

    “(...) a sentença proferida pelo julgador de origem não merece reparos quanto o reconhecimento da ilegalidade praticada pelo réu, já que alinhada ao entendimento desta Turma Recursal. In casu, o município possibilitou que os funcionários da empresa Caiuá Assessoria C. P. Ltda. efetuassem a fiscalização da chamada “Zona Azul”, podendo, inclusive, emitir avisos de irregularidade e autos de infração. Sabe-se que o poder de polícia é indelegável à particulares, dessa forma, constatando-se que a referida empresa possui natureza jurídica de direito privado, resta clara a delegação de poder sancionatório característico do Poder Público. Ainda que o recorrente sustente a validade do estacionamento rotativo, fato que não se discute nos autos, bem como a possibilidade de delegação do poder fiscalizatório, não há como se admitir a validade de autos de infrações lavrados com base em informação prestada pela empresa privada, a presunção de legitimidade e veracidade do ato administrativo encontram-se maculados, visto que a constatação da subsunção do fato à norma não se deu por agente vinculado à Administração Pública, o qual teria fé pública para tal ato”.

    Processo: 0013203-13.2019.8.16.0173

    Veja também:

    [E-BOOK] 100 Modelos de Defesa e Recursos de Multas de Trânsito Suspensão e Cassação da CNH! CLIQUE AQUI para Acessar!

    • Publicações58
    • Seguidores-9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações475
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aviso-de-irregularidade-de-zona-azul-nao-pode-servir-para-lavrar-o-auto-de-infracao-de-transito-decide-justica-do-parana/1243531476

    Informações relacionadas

    Andressa Prado Advogada, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Multa por não pagar área azul:

    José Batista de Andrade, Juiz de Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de defesa para questionar multa oriunda de zona azul, tipificada no art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

    [Modelo] Simples de defesa para multas tipificadas no art 181 do CTB

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 15 anos

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AG 21939 RS XXXXX-6

    Gil Eckert, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Modelo de defesa contra multa de trânsito - Radar com verificação vencida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)