Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Multa por não pagar área azul:

Conversão automática de aviso de irregularidade em multa de trânsito

há 2 anos

Se na sua cidade tem estacionamento rotativo, a conhecida área azul, fique atento a essa situação.

O estacionamento rotativo ou em área azul como comumente é conhecido é uma forma que os municípios têm de regulamentar o estacionamento nas áreas públicas, no qual o objetivo principal é permitir que todo mundo possa encontrar vagas para deixar seu veículo, já que terá um tempo limitado para estar naquele local, mediante o pagamento de uma taxa.

As regras do estacionamento rotativo são estipuladas pelo órgão de trânsito responsável, que no caso das infrações de estacionamento, são de competência dos órgãos de trânsito municipais, geralmente a principal regra da regulamentação do estacionamento rotativo é o pagamento de uma taxa, e o limite de tempo que o veículo poderá ficar estacionado naquele local.

Portanto, caso o proprietário desrespeitar tais regras de regulamentação do estacionamento rotativo, poderá ser autuado pela infração prevista no artigo 181, inciso XVII do CTB, que prevê tal conduta como infração de natureza grave e pagamento de multa no valor R$ 195,23.

O problema é que não raro os municípios ao identificarem que um veículo está estacionado de forma irregular sem cumprir as normas estabelecidas, emite um Aviso de Irregularidade, no qual estipula que o condutor caso não efetue o pagamento de uma taxa até o prazo previsto no aviso, este aviso de irregularidade será convertido automaticamente em infração de trânsito com base no artigo 181, inciso XVII do CTB.

No entanto, a conversão automática de aviso de irregularidade em infração de trânsito é NULA. Isso porque tal prática viola o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que as infrações de trânsito devem ser comprovadas por declaração da autoridade ou de agente da autoridade de trânsito, no momento em que ocorreu a infração.

Então se na sua cidade ocorre essa prática ilegal denuncie o órgão de trânsito responsável por lavras tais infrações de trânsito sem observar o que estabelece o Código de Trânsito.

Lembrando que você também poderá exercer o seu direito de defesa!


Dúvidas? Entre em contato:

trânsito@pradoesilva.com.br

Você também pode me encontrar nesses canais:

Site | Facebook | Instagram | YouTube


  • Publicações23
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1708
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-por-nao-pagar-area-azul/1369433281

Informações relacionadas

José Batista de Andrade, Juiz de Direito
Modeloshá 6 anos

Modelo de defesa para questionar multa oriunda de zona azul, tipificada no art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Sardenberg Haddad Advogados, Administrador
Artigoshá 5 anos

A multa do parquímetro não vira infração de trânsito porque ela é ilegal

Monitores da Zona Azul não podem encaminhar notificações a agentes de trânsito na Capital

Marcel Shimada Lopes, Advogado
Modeloshá 8 anos

Recurso de multa

[Modelo] Simples de defesa para multas tipificadas no art 181 do CTB

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)