Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Bacharel diz que “OAB está extinta” e pede registro de advogado direto ao Ministério do Trabalho

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    O bacharel em Direito, Antonio Carlos Jaudy, de Cuiabá (MT), protocolou um pedido de registro de advogado ativo junto ao Ministério do Trabalho em Mato Grosso, alegando que a Ordem dos Advogados do Brasil está extinta no País desde 1991, por um decreto do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello.

    Jaudy, que é funcionário aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) representa, em Mato Grosso, o Movimento Nacional de Bacharel de Direitos (MNBD), que tem como principal bandeira a oposição à prova da OAB. Na argumentação apresentada ao Ministério do Trabalho, ele afirma que a OAB foi extinta pelo Decreto nº 11/1991, que revogou dois decretos anteriores que criaram a entidade.

    Como não houve nenhum outro decreto de criação da OAB – cuja competência é do presidente da República, garante ele -, Antonio Jaudy sustenta que a OAB é um órgão extinto. “Ou seja, todos os atos da OAB, na verdade, são nulos de pleno direito, desde a expedição de registro de um advogado até as indicações às Cortes”, comentou o bacharel.

    Como cabe ao Estado regular as profissões, ele pediu o registro de advogado ao Ministério do Trabalho. O órgão ainda não respondeu ao requerimento do bacharel.

    Contraponto

    O secretário-geral da OAB-MT, Ulisses Rabaneda, defendeu o direito de peticionar do bacharel em Direito, que é protegido pela Constituição Federal. Entretanto, desclassificou sua argumentação.

    Contudo, ao fazê-lo, o requerente usou argumentos risíveis. Substituindo regras anteriores, a Lei nº 8.906/94, especificamente em seu art. 44, organizou e previu os fins da Ordem dos Advogados do Brasil”, argumentou Ulisses.

    Ele ainda disse que petições, como a do bacharel, são demonstrações da importância da atuação da OAB para controlar o acesso à profissão. “Situações extravagantes como esta demonstram, na prática, como o Exame de Ordem é imprescindível” – arrematou.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bacharel-diz-que-oab-esta-extinta-e-pede-registro-de-advogado-direto-ao-ministerio-do-trabalho/568962024

    Informações relacionadas

    Alailson Mendes Pereira, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    ANB em acessão

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 6278 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-59.2019.1.00.0000

    Notíciashá 7 anos

    Tribunal de Contas de SP nomeia irmão de Alexandre de Moraes e outros médicos sem concurso público

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 15 anos

    Justiça Federal põe fim a Exame de Ordem. OAB vai recorrer

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 10 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4876 DF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)