Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Banco do Brasil aceitará procuração simples para levantar alvarás

há 11 anos

Brasília, 22/04/2013 A pedido da OAB/DF, o Banco do Brasil aceitará procurações simples dos advogados para o levantamento de depósitos judiciais, precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) em nome de seus clientes. O medida começará no dia 2 de maio, e o Banco orientará todas as agências para seguirem a mesma conduta. A iniciativa surgiu depois da reclamação de vários advogados que encontravam dificuldades para o recebimento de alvaras liberatórios de recursos na Justiça em nome de seus clientes.

O advogado deverá, apenas, apresentar a procuração nos autos e certidão emitida pelo cartório da Vara responsável pelo respectivo processo judicial, atestando a habilitação do profissional para representar seu cliente. Esse é o papel efetivo da OAB, na busca de um advogado respeitado e valorizado, trazendo a confiabilidade no processo como um princípio que rege a atividade profissional, disse o presidente da Seccional, Ibaneis Rocha.

Para o levantamento das quantias, os advogados tinham de apresentar procurações atualizadas, com poderes especiais e específicos e firma das partes, reconhecida por autenticidade, não levando em consideração a procuração constante nos autos, mesmo quando nela constasse ao advogado poderes para receber e dar quitação.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF) também alterou os procedimentos para levantamento de valores inscritos em alvarás judiciais, requisições de pequeno valor (RPV) ou precatórios. A alteração da norma terá repercussão em todo território nacional. O procedimento a ser adotado será o mesmo do Banco do Brasil.

Reportagem Tatielly Diniz Comunicação Social Jornalismo OAB/DF

  • Publicações5566
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-do-brasil-aceitara-procuracao-simples-para-levantar-alvaras/100471639

Informações relacionadas

Josenilda Alves Barbosa, Advogado
Modeloshá 5 anos

Procuração: com poderes para levantar RPV e Alavará

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 6 anos

Pedido de Desistência da Ação - Modelo CPC /2015

Douglas Moreira da Silva, Advogado
Artigoshá 11 anos

Advogado tem fé pública para autenticar documentos?

Gm M., Representante Comercial
Notíciashá 10 anos

Banco do Brasil deixa de exigir procuração com firma reconhecida aos advogados

Marcia Fabiana Póvoa , Advogado
Artigoshá 11 anos

Advogado não precisa reconhecer firma para atuar na área administrativa

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Almide Oliveira
10 anos atrás

Estive hoje, dia 07 de abril de 2014, no Banco do Brasil do Fórum João Mendes e nada mudou, fiquei impossibilitada de dar entrada em RPV oriundo da Justiça Federal (TRF 3ª Região-Juizado Especial) por não aceitarem a procuração que está nos autos. Exigência de procuração com firma reconhecida por AUTENTICIDADE, sequer aceitam por semelhança.
Parece que a direção do Banco do Brasil esqueceu de informar a esta agência. continuar lendo

24 de outubro de 2014 em Cambuí/MG. Impedido de levantar o valor do alvará com a procuração ad judicia. Exigem a procuração ad negotia... lavrada em cartório, etc... absurdo poder representar meu cliente em tudo exceto no banco continuar lendo