Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Banco Stone é condenado a indenizar vítima do golpe do falso leilão de veículo

TJSP entendeu que a conta aberta mediante fraude serviu de instrumento necessário para o crime

há 2 anos

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no julgamento da apelação n. 1011843-67.2022.8.26.0100, reformou sentença para condenar o Banco Stone (Stone Pagamentos S.A), ao pagamento de indenização por dano material (R$ 63.385,75) e dano moral (R$ 10.000,00), consumidor vítima de golpe do falso leilão de veículo, por ter permitido ao criminoso a abertura da conta bancária destinatária mediante fraude.

Ficou comprovado nos autos, que a Stone não conferiu a autenticidade dos documentos apresentados para a abertura da conta bancária, tendo o criminoso fornecido documentos (CNH e fotografia selfie) falsos.

O relator do recurso observou que “ao facilitar os trâmites de abertura de contas com a simples fotografia de documento, sem nenhuma análise concreta da sua autenticidade, a Stone reduz seus custos de operação, em especial com mão de obra; daí por que não

lhe é permitido se isentar dos ônus advindos desse mesmo procedimento (ubi commodum, ibi incommodum), o qual viabilizou a abertura de conta para a prática de crimes, como o da espécie, a tornar a participação da ré decisiva na cadeia de fornecimento e determinante para o episódio, inclusive a atrair o princípio da solidariedade ampla previsto nos arts. 7º, par. ún., c.c. 25, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor”.

Com isso, verificada a fraude, fica evidente que ela foi permitida no mínimo por culpa (fortuito interno) da Stone e, por isso, o episódio ultrapassa o limite do aceitável, que se caracteriza-se o ato ilícito diante da ofensa danosa à esfera de dignidade e aos direitos básicos da consumidora.

Assim, o Banco Stone foi condenado ao pagamento de indenização por dano moral e dano material, uma vez que sua participação se mostrou decisiva na cadeia de fornecimento e determinante para o episódio, pois a conta disponibilizada ao golpista serviu de instrumento necessário para o crime, e com isso o agir criminoso/fraudulento a ela se conecta.

  • Publicações34
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações500
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-stone-e-condenado-a-indenizar-vitima-do-golpe-do-falso-leilao-de-veiculo/1646278796

Informações relacionadas

Notíciashá 3 anos

Stone Pagamentos é condenada por reter indevidamente valores de transações

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais (NCPC)

Leonardo Leonel Rodrigues, Advogado
Notíciashá 2 anos

Banco Santander é condenado a indenizar vítima do golpe do falso leilão de carro

Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal de Justiça do Pará TJ-PA - Apelação Cível: AC XXXXX-76.2012.8.14.0065 BELÉM

Alice Saldanha Villar, Advogado
Artigoshá 9 anos

A responsabilidade civil dos bancos por fraudes e delitos praticados por terceiros em operações bancárias

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)