Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Bancos terão de limitar a 30% desconto de parcelas de empréstimos.

Publicado por Mìchael Monteiro
há 2 anos

A juíza de Direito Julieta Maria Passeri de Souza, da 4ª vara Cível de Franca/SP, deferiu liminar e determinou que cinco bancos limitem os descontos relativos a empréstimos em 30% da renda líquida mensal de devedora.

Trata-se de ação de repactuação de dívida com pedido de tutela de urgência ajuizada por uma consumidora em face de cinco instituições financeiras. Ela alega que realizou empréstimos financeiros com os réus que deram origem ao superendividamento, pois as parcelas da dívida comprometem, atualmente, cerca de 103,34% da sua renda líquida mensal.

Pede, portanto, que os descontos sejam limitados a 30% dos seus rendimentos.

Ao analisar o caso, a juíza citou a lei 14.181/21 que concede aos devedores a possibilidade de renegociação de seus débitos.

A documentação que instrui a inicial permite, de plano, o enquadramento jurídico para deferimento do pedido de urgência, pois, confere a plausibilidade à argumentação da autora. Nítida também a urgência alegada pela autora, uma vez que a cobrança coloca em risco a sua sobrevivência, com crescimento significativo das dívidas e consequente prejuízo na repactuação pretendida."

Com efeito, deferiu a tutela para limitar os descontos em folha de pagamento até o valor correspondente a 30% do salário líquido da autora, até ulterior deliberação do juízo.

" Para tanto, autorizo o depósito mensal da referida quantia em conta à disposição deste juízo, que será dividido, proporcionalmente, aos réus e servirá para pagamento parcial do débito. "

Escritório Guedes & Ramos Advogados Associados patrocina a causa.

Veja a decisão.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/375291/bancos-terao-de-limitara30-desconto-de-parcelas-de-emprestimos


  • Sobre o autorAdvogado/Professor/Escritor - Siga: @professormichaelmonteiro
  • Publicações27
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancos-terao-de-limitar-a-30-desconto-de-parcelas-de-emprestimos/1674656790

Informações relacionadas

Bancos terão de limitar a 30% desconto de parcelas de empréstimos

Petição Inicial - TJTO - Ação de Repactuação de Dívidas (Superendividamento) - Procedimento de Repactuação de Dívidas Superendividamento - contra Banco do Brasil

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo III. Dos Direitos Básicos do Consumidor

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)