Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    BELÉM: Curso no MP debate Ocupação das terras e combate à grilagem e Direito ambiental e rural

    A 6ª atividade dos módulos 5.2 e 6.1 do Curso de aperfeiçoamento em Direito agrário abordou, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro do corrente, os temas referentes ao Processo de Ocupação das terras do Pará e combate à grilagem ministrado pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPa) e doutor em ciências Girolamo Treccani e o tema Direito Ambiental aplicado á questão rural exposto pela professora adjunta da UFPa e mestre e doutora em direito pela USP, com carga de 10 horas, respectivamente.

    O Curso Aperfeiçoamento em Direito Agrário realizado por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Pará (Ceaf) integra o Plano estratégico de atuação da instituição ministerial em questões agrárias e fundiárias.

    O professor Treccani expôs o tema que trata do Processo de ocupação das terras do Pará e combate à grilagem e abre a discussão com o quadro: Situação fundiária e, nele, faz referência à frase Temos consciência do problema dos registros imobiliários: não está claro quais terras são públicas e quais são particulares dita pela Des. Luzia Nadja Guimarães Nascimento durante a realização em Belém da 610ª Reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo.

    Segundo Girolamo a Situação fundiária atual: nos Cartórios de Registro de Imóveis (CRI) do Pará está registrado mais papel que terra.

    Abordou ainda sobre as medidas para combater a grilagem, adotadas

    pelo Poder Judiciário. DIREITO AO MEIO AMBIENTE

    O Direito ao Meio Ambiente na Constituição Federal de 88, o Código Florestal, as Competências ambientais e o Princípio do Direito Ambiental foram objetos da exposição da professora Luciana Fonseca.

    Fonseca comentou sobre os objetivos da Constituição Federal que explicita que no Art. . Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    I Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II garantir o desenvolvimento nacional;

    III erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade quaisquer outras formas de discriminação.

    Abordou a Lei 12.651/2012 que em seu Art. 1o- estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.

    Comentou ainda sobre as Competências ambientais sob o ponto de vista das repartições técnicas das competências delimitadas em legislativas e administrativas, no âmbito da União, estados e municípios.

    O curso aperfeiçoamento em direito agrário em nove módulos é realizado pelo MP por meio do seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPa).

    Agenda do curso prevê para os dias 13 e 14 de março a exposição do 7º módulo com o tema Tutela processual dos direitos reais a ser ministrado pelo professor Jea Carlos Dias. Edson Gillet

    Assessoria de imprensa

    • Publicações4994
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/belem-curso-no-mp-debate-ocupacao-das-terras-e-combate-a-grilagem-e-direito-ambiental-e-rural/113732652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)