Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Blitz da CDC/ALEAM, com Dvisa, Procon-AM e Decon apreendem kit feijoada imprópria para consumo

    Cerca de 150 quilos de produtos alimentícios, em sua maioria para feijoada, foram apreendidos no supermercado Baratão da Carne, no Bairro Amazonino Mendes, Zona Leste de Manaus, em blitz realizada na manhã desta sexta-feira (25) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ALEAM).

    A fiscalização foi realizada em parceria com o Programa de Defesa do Consumidor no Amazonas (Procon-AM), o Departamento de Vigilância Sanitária do Município (Dvisa) e a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).

    Só de Kit feijoada -costela suína, miúdos em geral e lingüiça - foram apreendidos pouco mais de cem quilos pelos fiscais dos órgãos de defesa do consumidor, além de charque e pé-de-moleque. Foi apreendido ainda mortadela, com adulteração na data de validade.

    O responsável pela fiscalização externa do Procon-AM, Antonio Gesta Neto, disse que o procedimento é eliminar o produto apreendido, haja vista ter sido encontrado exposto em cima de uma mesa, o caso dos itens de feijoada, que estavam sem data de validade, procedência e informações adicionais. “A empresa será autuada em multas no valor de R$ 40 mil, mas cabe defesa”, disse.

    Antonio Gesta Neto disse que o consumidor que quiser denunciar algum tipo de irregularidade encontrada, pode fazer a denúncia pelo telefone 0800-921-512 ou pelo 3215-4001/4002.

    A coordenadora da CDC/ALEAM, Michele Braga, disse que, mais uma vez, a comissão, em parceria com os demais órgãos de defesa do consumidor visitaram alguns estabelecimentos comerciais para verificar possíveis irregularidades, encontrando produtos com data de validade adulterada, falta de procedência, o que levou os órgãos a abriemr inquérito por se tratar de crime contra a Saúde Pública, haja vista os produtos estarem inapropriados para o consumo.

    “É um a prestação de serviço educativo ao consumidor para que ele saiba verificar de que forma os alimentos estão sendo expostos nas gôndolas dos supermercados e se são, ou não, adequados para o consumo”, disse Michele Braga, ressaltando que a blitz cumpriu sua missão.

    A fiscal da Dvisa, Carla Oliveira, destacou que produtos nessa situação poderão causar infecção alimentar, por conta da adulteração na sua validade e pela sua má conservação.

    A CDC/ALEAM, juntamente com os demais órgãos de defesa do consumidor, estiveram também na loja da rede Carrefour da Cidade Nova, Zona Norte, mas não encontraram nenhuma irregularidade.

    Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/blitz-da-cdc-aleam-com-dvisa-procon-am-e-decon-apreendem-kit-feijoada-impropria-para-consumo/3131589

    Informações relacionadas

    Fiscalização apreende meia tonelada de alimento estragado em supermercado da Betânia

    MP-AM, órgãos de defesa dos direitos do consumidor e de vigilância sanitária apresentam balanço de fiscalização em supermercados de Manaus

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)