Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fiscalização apreende meia tonelada de alimento estragado em supermercado da Betânia

    Uma fiscalização de rotina realizada na sexta-feira (09) incluindo órgãos estaduais e municipais, como a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ALEAM), no supermercado Baratão da Carne, na Avenida Adalberto Vale, bairro da Betânia, apreendeu meia tonelada de alimentos perecíveis. Esse produto foi inutilizado de imediato, com água sanitária e o estabelecimento multado em R$ 30 mil, além de ter sete dias para adequar rótulos de outros itens à legislação.

    A fiscalização teve representantes da Delegacia do Consumidor (Decon), do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), do Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), além da CDC/ALEAM. "Os alimentos inutilizados, principalmente embutidos, estavam visivelmente impróprios para o consumo, apresentando cor esverdeada", disse a coordenadora da CDC/ALEAM, Michele Braga.

    Os fiscais observaram que houve congelamento inadequado. Os rótulos irregulares estavam em produtos como pirarucu seco, caranguejo, camarão e frutas cristalizadas e não continham as informações nutricionais obrigatórias. O Procon-AM foi o responsável pela aplicação da multa de R$ 30 mil. "É lamentável que todas as nossas fiscalizações sempre retornem com volumes expressivos de produtos mal acondicionados e impróprios para o consumo humano. O recado é claro: temos poucas mãos, mas estamos de olho", disse o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), presidente da CDC/ALEAM.

    Os fiscais do Ipem, que ficaram no local verificando pesos de mercadorias já embaladas no Baratão da Carne, que tem outras filiais espalhadas pela cidade, descobriram ainda uma partida de tapioca com o peso diferente do que constava no rótulo, mas em pequena quantidade.

    TEXTO: Assessoria do deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiscalizacao-apreende-meia-tonelada-de-alimento-estragado-em-supermercado-da-betania/3049844

    Informações relacionadas

    MP-AM, órgãos de defesa dos direitos do consumidor e de vigilância sanitária apresentam balanço de fiscalização em supermercados de Manaus

    Blitz da CDC/ALEAM, com Dvisa, Procon-AM e Decon apreendem kit feijoada imprópria para consumo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)