Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Bloqueio indevido de poupança de idosa resulta em R$ 10 mil de dano moral

    Uma senhora de 73 anos será indenizada em R$ 10 mil por danos morais, após ter sido executada por dívida já quitada e sofrer bloqueio de valores em sua conta poupança por cinco meses. Cliente de uma empresa de confecção, a senhora contraiu efetivamente uma dívida que lhe rendeu um processo de execução.

    Durante o trâmite, contudo, negociou um acordo para suspender a ação ao parcelar o débito em 10 parcelas. Ela cumpriu suas obrigações. Já a empresa, inadvertidamente, solicitou o desarquivamento da execução, assim como a penhora da conta poupança da cliente, por suposto descumprimento do acordo. A justiça determinou o bloqueio de valores, que perdurou por cinco meses. A idosa embargou a execução e conseguiu ter o dinheiro de volta, mas, segundo ela, todos estes transtornos lhe resultaram em grandes dificuldades financeiras. Os julgadores da 4ª Câmara de Direito Civil do TJ concordaram com seus argumentos.

    Nada justifica o desconhecimento da apelante acerca do pagamento da dívida, pois além de os depósitos serem efetuados da maneira como ajustado no acordo, foi ela, ainda, intimada acerca da extinção do feito, em virtude do adimplemento da dívida. Sendo assim, era seu dever, antes de solicitar o desarquivamento da ação, checar a existência do crédito perseguido, lembrou o desembargador Eládio Torret Rocha, relator da matéria. A decisão foi unânime.(AC 2011020015-4).

    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações286
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bloqueio-indevido-de-poupanca-de-idosa-resulta-em-r-10-mil-de-dano-moral/3135973

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    10. Indenização por dano moral do consumidor idoso no âmbito dos contratos de planos e de seguros privados de assistência à saúde

    Bruno Boscatti, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo de Petição Inicial: Ação Indenizatória por bloqueio de conta bancária

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)