Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Boa Vista tem 4 crianças aptas à adoção

    há 15 anos

    Graciete Mayor: Para a adoção, é preciso fazer curso preparatório

    Boa Vista tem quatro instituições de acolhimento, os chamados abrigos, que mantêm 101 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Quatro deles estão aptos para adoção, sendo dois meninos e duas meninas, ambos de quatro anos.

    Entre as instituições de acolhimento está o abrigo Pedra Pintada, no bairro Centenário, com 32 crianças até 12 anos. Esta entidade é municipal. Os outros três são estaduais, que são: o Pastor Josué, no bairro Mecejana, com 27 crianças até 12 anos provenientes do interior; um abrigo feminino, com 12 adolescentes; e outro masculino com 30 adolescentes, ambos no bairro São Vicente, para menores de 12 a 18 anos incompletos.

    Segundo a juíza da Infância e Juventude, Graciete Sotto Mayor, em Roraima há atualmente 23 casais habilitados para adotar crianças ou adolescentes. Deste total, 18 já estão convivendo com elas. Isso não significa que eles não precisaram fazer o curso preparatório previsto na nova lei, explicou a juíza.

    Graciete explicou que, conforme o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar comunitária das crianças e adolescentes.

    A juíza ressaltou ainda que a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de dois anos, salvo comprovada necessidade que atenda o seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. Neste caso, 120 dias é o prazo máximo para conclusão do procedimento.

    A magistrada relacionou ainda quais as principais causas que levam uma criança ou adolescente a procurar um abrigo: carência financeira, representando 24,1%; abandono pelos pais, com 18,8%; dependência química dos pais ou responsáveis, num total de 11,3%; vivência de rua com 7 %; e órfãos, representado 5,2%, dos casos.

    Fonte: Jornal Folha de Boa Vista

    • Publicações804
    • Seguidores40
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1535
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/boa-vista-tem-4-criancas-aptas-a-adocao/2028148

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Ezequiel Gomes
    3 semanas atrás

    Eu quero adotar uma criança continuar lendo