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3 de Maio de 2024

BOLSONARO quer aumentar pontuação na CNH de 20 para 40 pontos.

Carteira Nacional de Habilitação

há 5 anos

Desde que assumiu o cargo, o Presidente da República Jair Bolsonaro tem anunciado possíveis mudanças relacionadas ao trânsito e a Carteira Nacional de Habilitação.

No final do ano passado, o presidente eleito avisou via Twitter que pretendia aumentar o prazo de validade da CNH de 5 para 10 anos. Nos últimos dias, Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Dória, teriam conversado sobre aumentar o limite dos pontos para suspender a CNH, de 20 pra 40 pontos.

Autoesporte entrevistou dois especialistas para entender se as mudanças são adequadas e quais seriam as consequências caso sejam sancionadas.

Aumento nos pontos da CNH

Para o Dr. Ricardo Hegele, Diretor Científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), dobrar o limite da CNH a 40 pontos é “um tiro no pé”. Na opinião dele, os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de morte no Brasil e a maior parte dos acidentes são causados por infrações.

“Se aumentar o número limite de pontos, teremos mais liberalidade para que as pessoas cometam mais infrações. O nosso trânsito já mata muito e deixa muitas pessoas sequeladas: motoristas, motociclistas e vários pedestres. Vamos aumentar o risco de acidentes e a consequência é irreversível. Esse aumento é um tiro no pé. O risco de termos um aumento de mortes é enorme”, afirma.

Para Ricardo, o SUS também sofreria com a medida. “A fiscalização nas ruas já é difícil e o número de acidentes já é estratosférico. Na realidade, nós só vamos onerar ainda mais o Sistema Único de Saúde. Os acidentes vão aumentar e quem paga esta conta? Todos nós. A gente espera que o governo tenha essa percepção de que é arriscado. Nós trabalhamos pela educação no trânsito e a punição com multa é educativo”.

Segundo dados da Seguradora Líder, de janeiro a outubro de 2018 foram pagas mais de 268 mil indenizações por conta de acidentes de trânsito no Brasil. Do total, 32 mil são relacionadas a casos de mortes, enquanto outras 184 mil estão ligadas a casos de invalidez permanente.

Já a Escola Nacional de Seguros enviou uma carta aos presidenciáveis em setembro de 2018 para sensibilizá-los a respeito do impacto dos acidentes de trânsito na economia nacional.

O advogado Armando de Souza, presidente da Comissão de Acompanhamento e Estudo da Legislação do Trânisito da OAB do Rio de Janeiro tem um ponto de vista semelhante ao do representante da ABRAMET.

“A princípio, eu não vejo nada positivo nessas medidas. Isso tende a minimizar a preocupação que se tem com a questão do trânsito. É uma tentativa de agradar ao povo, já que as pessoas que estão com o direito de dirigir suspenso poderiam continuar dirigindo”, afirma.

Segundo o Detran de São Paulo, mais de 348 mil motoristas tiveram o direito de dirigir suspenso até setembro de 2018 por terem somado 20 pontos ou mais na CNH ou por terem cometido infrações autossuspensivas. Em 2017, o número chegou a quase 560 mil CNHs suspensas.

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4 Comentários

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Votaram no bolso querendo ordem, mas acho que só vai gerar mais anarquia, mais tempo pra renovar significa menos filtro de trânsito, maior limite de pontos significa menos rigidez no trânsito e mais infrações, o que ele diz que quer fazer no direito penal está fazendo o oposto no direito do trânsito, se é por conta das taxas, é só diminuir as taxas ou fazer proporcional à pontuação do prontuario do condutor, quanto mais infrações mais caro, quanto menos mais barato, quem não tem infração leva de graça. Presidente maluco...

Não que o adversário fosse melhor/menos pior, mas que ideias são essas? continuar lendo

A renovação não filtra nada ... não passa de um exame de vista, uma foto e biometria.

Já os pontos é uma questão bem polêmica, afinal se menos pontos significa menos morte, porque não reduzem pra 10? Quem constantemente viola as leis não se intimida com pontos e sofrem mais acidentes em ultrapassagens ilegais.

É igual à lei seca: hoje ninguém pode tomar uma taça de vinho que já corre o risco de ser multado e até mesmo preso. Há os que bebem pouco e voltam a 40 km/h e há os que até sóbrios já dirigem acima de 80 km/h em perímetro urbano. Até enxaguante bucal com álcool não se pode mais usar.

O que deveria ocorrer é uma punição severa para quem comete o crime, pois a melhor forma de prevenir é fazer saber que a lei será cumprida de forma severa. Mas já vi processo de quem dirigia bêbado e pela contramão, matar e só pagar 1h30min por dia de trabalho comunitário por 3 anos. continuar lendo

Concorda mais a realidade e que os radares virarem um negócio invés de um controle claramente instalados para explicar multas assim e fácil acumular pontos. Tenho várias multas por andar um mínimo mais rápido que o permitido na passagem de multidão de radares tomando 2 & 4 pontos enquanto as estradas estão cheia de motoristas que nem sabem dirigir. Eu diriga 40 anos com 2 acidentes mínimas e tem que tomar pontos e multa por andar 5 km em excesso. Negocio de radar e comércio claramente. continuar lendo

Tem que desonerar mesmo o bolso de quem dirige profissionalmente,radares só servem pra tomar dinheiro do trabalhador,e semáforos com temporizador desregulado só prestam pra multar,já são programados pra fecharem rápidos e multar o cidadão,,,chega de roubo... continuar lendo