Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Briga por herança acaba em reclusão no semiaberto

    há 12 anos

    Embora ameaças mútuas possam ter ocorrido, em razão de desavenças relativas à herança, a defesa não produziu provas a contento.

    Um homem foi condenado à pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, mais multa, pelo crime de disparo de arma de fogo. O delito em questão está previsto no art. 15 da Lei n. 10.826/2003. A 3ª Câmara Criminal do TJSC manteve decisão de 1ª instância nesse sentido.

    O réu apresentou recurso contra a sentença. Pediu sua absolvição, em razão de ter agido em legítima defesa. Mas a câmara entendeu que a confissão e as testemunhas deixaram translúcida a ocorrência do crime, já que foi o réu quem começou as agressões físicas à vitima. Além disso, o desembargador Alexandre dIvanenko, relator do apelo, observou que o acusado "não se utilizou dos meios moderadamente necessários para repelir a agressão verbal".

    No processo, os próprios irmãos do apelante - também irmãos da vítima - disseram que ele disparou sua espingarda em direção à via pública, e um dos tiros acertou o isopor que protegia uma TV que a vítima trazia nos braços. De fato, havia uma relação familiar conturbada em razão de desavenças relativas à herança.

    Os desembargadores entenderam que, embora ameaças mútuas possam ter ocorrido, a defesa não produziu provas a contento. O relator acrescentou que "não pairam dúvidas de que, ao deflagrar o armamento em direção à via pública, o réu expôs outras pessoas a perigo, situação apta a configurar o crime de disparo, que é de mera conduta e de perigo abstrato, não necessitando de qualquer outro resultado prático (como atingir alguém) para se configurar, pois o risco do ato é inerente à conduta descrita no tipo penal, bastando um simples disparo para que haja subsunção do fato à norma." A votação foi unânime.

    Apel. Crim. nº:

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/briga-por-heranca-acaba-em-reclusao-no-semiaberto/100038235

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)