Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Brigadista da Faculdade Evangélica de Brasília garante direito a adicional de periculosidade


A Justiça do Trabalho garantiu a um brigadista da Faculdade Evangélica de Brasília SS Ltda o direito de receber adicional de periculosidade no percentual de 30% sobre seu salário-base. A decisão foi tomada pela juíza Angélica Gomes Rezende, em exercício na 17ª Vara do Trabalho de Brasília.

O trabalhador ajuizou a ação requerendo o pagamento do adicional, ao argumento de que exercia a função de brigadista na instituição de ensino. A Faculdade contestou o pedido, alegando que a atividade em questão não foi regulamentada pela Lei 11.901/2009, que garante aos bombeiros civis o adicional.

A magistrada deu razão ao trabalhador. De acordo com ela, a Lei 11.901/2009 regulamentou o exercício da profissão de brigadista, considerando bombeiro civil o profissional habilitado que exerça, em caráter habitual, a prevenção e combate a incêndios. O fato de a lei não ter usado a denominação brigadista não significa que esse profissional não faça jus ao adicional, uma vez que, como se sabe, o brigadista e bombeiro civil exercem as mesmas atividades de combate a incêndio, entre outras funções, frisou a juíza.

Além disso, a empresa não juntou aos autos documentos que descrevam as atividades do brigadista na instituição de ensino, não se desincumbido, com isso, do encargo de comprovar que o trabalhador não trabalhava no combate a incêndios.

Por entender que o brigadista faz jus ao que pleiteado na reclamação, a magistrada deferiu o pagamento do adicional de periculosidade no percentual de 30% sobre o salário base - com reflexos em gratificações natalinas, férias com o terço constitucional e FGTS - referente a todo o período laboral.

(Mauro Burlamaqui)

Processo nº 0000397-82.2015.5.10.017

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 – imprensa@trt10.jus.br.


Esta notícia já foi lida vezes
Notícia publicada em 24/07/2015

  • Publicações4127
  • Seguidores630633
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brigadista-da-faculdade-evangelica-de-brasilia-garante-direito-a-adicional-de-periculosidade/212315708

Informações relacionadas

Mário Matsamura Ramos, Advogado
Notíciashá 9 anos

Brigadista da Faculdade Evangélica de Brasília garante direito a adicional de periculosidade

Barbosa e Vilhena Advogados, Advogado
Modeloshá 3 anos

Impugnação ao Pedido de Produção de Prova

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região TRT-24: XXXXX20135240101

Manifestação - TRT03 - Ação Empregado Público - Rot - contra MGS Minas Gerais Administracao e Servicos

Isabela Pinho, Advogado
Artigoshá 8 meses

Os Principais Direitos na Lei 11.901/2009 dos Bombeiros Civis a Jurisprudência equiparando Brigadistas e Motoristas técnicos os Contrato de Trabalho

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)