Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Caixa deve liberar FGTS a pai de criança com autismo

há 2 anos

Decisão da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou sentença que determinou à Caixa Econômica Federal (Caixa) efetuar o levantamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a um pai de criança com transtorno do espectro autista (TEA).

Para os magistrados, o saque é legítimo, pois o motivo equivale aos descritos na legislação que trata da matéria e concilia os propósitos individuais com objetivos públicos.

“Nessas circunstâncias, é presumível que o levantamento pelo trabalhador atenda aos melhores propósitos do FGTS”, frisou o desembargador federal Carlos Francisco, relator do processo.

De acordo com os autos, a criança recebeu o diagnóstico de TEA em abril de 2021. O laudo médico apontou dificuldade de interação social e comunicação, atraso na fala e alterações na reciprocidade socioemocional. Foram também relatados padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades; inflexibilidade a mudanças de rotinas; e alterações sensoriais.

O relatório destacou que a ausência das terapias imediatas pode causar prejuízos e impactos na qualidade de vida. As suspensões, interrupções e início tardio das intervenções comprometem a perspectiva de melhoria do prognóstico.

“A doença que lastreia o pedido se mostra juridicamente importante ao ponto de afastar a taxatividade da lista do artigo 20 da Lei nº 8.036/1990. A jurisprudência tem se firmado nesse sentido, em se tratando de doença grave conjugada com a necessidade do numerário depositado no FGTS”, concluiu o magistrado.

Assim, a Segunda Turma, por unanimidade, negou provimento à remessa necessária.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Fonte: TRF3


  • Publicações13
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-deve-liberar-fgts-a-pai-de-crianca-com-autismo/1624328151

Informações relacionadas

Gilberto Mendes, Advogado
Notíciashá 3 anos

Gastos com tratamento de dependente com autismo possibilita saque do FGTS

Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de pedido para a realização da audiência de conciliação por videoconferência

LTZ Capital
Artigosano passado

Como consultar precatório | Passo a passo completo

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 anos

Gastos com tratamento de dependente com autismo possibilita saque do FGTS

Petição Inicial - TRF01 - Ação Alvará para Levantamento dos Valores Depositados Junto ao Fgts por Razões de Saúde - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)