Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Caixa deve notificar mutuário sobre leilão do imóvel

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 17 anos

    É obrigatória a notificação pessoal do mutuário do dia, hora e local do leilão do imóvel hipotecado objeto de execução extrajudicial (cobrança). Com essa conclusão, o ministro Aldir Passarinho Junior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou seguimento ao recurso da Caixa Econômica Federal (CEF) contra a mutuária Diva Moura, do Estado do Ceará.

    A decisão do ministro segue entendimento firmado pelo STJ. Dessa forma, fica mantido o julgamento do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região que considerou nula a execução promovida pela CEF por falta de notificação da mutuária.

    O processo teve início quando a Caixa Econômica foi à Justiça contra o casal Edilva e José Oliveira. A CEF queria de volta o apartamento supostamente ocupado pelo casal, na cidade de Fortaleza, Ceará, ou o pagamento de aluguel pelos ocupantes. Para a instituição, o imóvel estaria ocupado ilegalmente.

    Durante a análise da ação, foi constatado que o imóvel estava ocupado por Diva Moura. Ela passou, então, a responder ao processo no lugar do casal Oliveira. O juízo de primeiro grau reconheceu, em tutela antecipada (liminar), o direito da instituição federal. A sentença determinou à Diva Moura o pagamento de um aluguel à CEF até o julgamento final da ação sobre o imóvel.

    O advogado de Diva Moura apelou e teve seu pedido aceito pelo TRF da 5ª Região. O Tribunal entendeu ser nula a execução judicial promovida pela CEF por falta de provas da intimação pessoal da mutuária, como determina o Decreto-lei 70 /66 . “A falta de chamamento ao processo representa, em sua máxima expressão, violação do princípio do contraditório e do devido processo legal”, concluiu o TRF.

    A instituição federal recorreu ao STJ reiterando suas alegações de que o imóvel estaria ocupado ilegalmente. A CEF também manteve o pedido de imediata desocupação ou de pagamento de aluguel pelos ocupantes.

    O ministro Aldir Passarinho Junior negou seguimento ao recurso mantendo a decisão do TRF. O relator destacou entendimento firmado pelo STJ de que “é imprescindível a notificação pessoal do mutuário do dia, hora e local do leilão do imóvel hipotecado, no âmbito da execução extrajudicial”.

    Processo nº 945.093

    Leia, abaixo, a íntegra da decisão:

    "Superior Tribunal de Justiça

    RECURSO ESPECIAL Nº 945.093 - CE (2007/0089820-1)

    RELATOR : MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR

    RECORRENTE : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF

    ADVOGADO : DIOGO MELO DE OLIVEIRA E OUTRO (S)

    RECORRIDO : DIVA MARIA DE CASTRO MOURA

    ADVOGADO : JOSÉ DIRKON DE FIGUEIREDO XAVIER

    DECISÃO

    Vistos.

    Trata-se de recurso especial interposto contra acórdão que julgou improcedente ação reivindicatória de bem imóvel, de conformidade com o Decreto-lei n. 70 /66, em razão da ausência de notificação pessoal dos mutuários para purgar a mora, e do dia, hora e local do primeiro leilão.

    O aresto federal não merece reparo. Esta Corte pacificou o entendimento, no sentido de que é imprescindível a notificação pessoal do mutuário do dia, hora e local do leilão do imóvel hipotecado, no âmbito da execução extrajudicial (REsp n. 697.093/RN , Rel. Min. Fernando Gonçalves, DJU de 06.06.2005; REsp n. 547.249/RS , Rel. Min. Cesar Asfor Rocha, DJU de 19.12.2003; REsp n. 417.955/SC , Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito, DJU de 04.11.2002.

    Ante o exposto, nego seguimento ao recurso (art. 557 , caput, do CPC).

    Publique-se.

    Brasília (DF), 14 de maio de 2007.

    MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR

    Relator"

    Documento: 3108893 - Despacho / Decisão - Site certificado - DJ: 18/05/2007"

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1396
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-deve-notificar-mutuario-sobre-leilao-do-imovel/138695

    Informações relacionadas

    Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Meu imóvel financiado está indo a leilão sem eu saber

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Resposta à Acusação - Ameaça

    Marielli Espindula da Silveira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Deixei de pagar prestação do financiamento imobiliário e recebi uma notificação de retomada do bem. O que fazer?

    Kaio Melo, Estudante de Direito
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) Contrarrazões ao Recurso de Apelação

    Vitor Lima, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Fui notificado para pagar as prestações do imóvel financiado e deixe transcorrer o prazo. Como evitar o leilão?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)