Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara muda regras sobre validade de carteiras de identidade

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Régis de Oliveira recomendou aprovação de substitutivo da Comissão de Relações Exteriores. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que muda regras prazo de validade de carteiras de identidade. Pela mudança aprovada, a carteira de identidade emitida antes dos 18 anos deverá ser revalidada em no máximo 10 anos e aquelas emitidas após os 18 deverão revalidadas pelo menos a cada 20 anos. Atualmente, não há prazo de validade para esses documentos.

    A proposta também inclui na lei 7.116/93, que regula a validade de documentos de identificação, os documentos emitidos por órgãos federais e pelos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Como tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., a proposta agora será encaminhada ao Senado. Atualmente, a legislação prevê validade nacional apenas para os documentos emitidos pelos estados e pelo Distrito Federal.

    O texto foi aprovado na forma de um substitutivo ao Projeto de Lei 4751/09, do Executivo, acatado anteriormente pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com emendas da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O relator na CCJ foi o deputado Régis de Oliveira (PSC-SP).

    Primário e secundários

    O texto aprovado ainda cria duas categorias de documentos de identificação: os primários e os secundários. A carteira de identidade original, portanto, será o documento de identificação primário. Os secundários serão aqueles que contém elementos essenciais da carteira de identidade, como o passaporte, a carteira nacional de habilitação e as carteiras funcionais e profissionais.

    Segundo o Executivo, embora esses documentos substituam os expedidos pelas secretarias de segurança pública, não são aceitos atualmente na obtenção de carteira de habilitação e de passaporte e para a abertura de contas bancárias, por exemplo.

    Segunda via

    O texto aprovado estabelece que a emissão da segunda da carteira de identidade ficará condicionada à tomada de impressão digital. Atualmente, a segunda via é emitida mediante apresentação das certidões de nascimento ou casamento.

    Íntegra da proposta: PL-4751/2009

    • Publicações97724
    • Seguidores268379
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações416
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-muda-regras-sobre-validade-de-carteiras-de-identidade/2460497

    Informações relacionadas

    Petrúcio De Lima Macedo, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    A Carteira de Identidade (ou Registro Geral) tem data de validade?

    Notíciashá 13 anos

    Aprovada lei que estabelece validade para carteira de identidade

    Marcondes Pinheiro, Advogado
    Artigosano passado

    Certidão de óbito não foi feita dentro do prazo, e agora?

    Amorim Sangue Novo, Jornalista
    Artigoshá 9 anos

    Seu RG já tem 10 anos? Então veja como fazer a 2ª via no Poupatempo

    Alessandra Jirardi, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Documento de identificação do menor é requisito obrigatório para configurar a corrupção de menores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)