Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Candidato não poderá ser preso a partir de sábado

    Nenhum candidato às eleições de 3 de outubro próximo poderá ser detido ou preso a partir deste sábado (18), assim como membros de mesa receptora e fiscais de partido. A legislação admite, porém, a prisão em flagrante delito.

    A situação está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral. Determina que as prisões ou detenções podem ser feitas em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (documento que permite transitar livremente por um território).

    O parágrafo 2º do mesmo artigo diz que, ocorrendo qualquer prisão, o preso deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz. E este, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.

    Pelo calendário eleitoral, este sábado é também o prazo limite para partidos políticos e coligações impugnarem os programas de computador que serão usados nas eleições.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-nao-podera-ser-preso-a-partir-de-sabado/2378689

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)