Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Categoria de artigo de propriedade intelectual legal por Carlos Lula

Publicado por Carlos Lula
há 4 anos



Conhecendo seus direitos de propriedade intelectual e protegendo suas idéias por Carlos Lula

Você já viu um comercial na TV ou um comercial para algo que você pensou que seria uma ótima idéia anos atrás? Você já pensou que, se o tivesse criado, poderia estar obtendo lucros? Bem, é aqui que o conhecimento dos seus direitos de propriedade intelectual entra em jogo e a proteção das suas idéias. Você precisa saber sobre isso, caso tenha a próxima idéia de um milhão de dólares.

O que você deve saber sobre seus Direitos de Propriedade Intelectual por Carlos Lula

Qualquer inventor é tão bom quanto o advogado que protege seus direitos de propriedade intelectual. Isso também vale para roteiristas, escritores em geral e empreendedores. Você pode imaginar se você passa anos trabalhando em uma nova invenção, um novo roteiro de filme ou um conceito para uma empresa, e descobre que alguém já usou sua ideia e criou o que estava tentando montar?

Como isso faria você se sentir? É por isso que temos direitos de propriedade intelectual e, se você tem uma ideia para uma empresa, uma invenção ou realmente qualquer coisa, precisa possuir os direitos autorais dessa ideia. Isso protegerá sua ideia de ser roubada. Se outra pessoa tentar usar sua idéia e você possuir os direitos, poderá obter uma parte da ação.

É por isso que toda vez que você ouve uma música popular, o artista é pago. Você não pode simplesmente usar a música deles para seu próprio ganho pessoal ou comercial. Você precisa ter permissão, primeiro, e isso custa dinheiro. Portanto, se você possui direitos autorais sobre suas idéias, sua música, sua história, seu programa de computador, seu videogame ou qualquer outra coisa, ninguém pode roubar suas idéias e usá-las para obter ganhos sem a sua permissão.

É sempre uma boa idéia descobrir se você tem direitos que deve proteger sempre que tiver uma ideia ou outra coisa que possa precisar de direitos autorais. Se você possui direitos autorais, está protegido, mas, se não, estará se perguntando por que não fez um milhão de dólares com sua ideia. Sempre consulte um advogado para garantir que seus direitos estejam protegidos.

Usando um advogado de direitos de propriedade intelectual por Carlos Lula

Os direitos autorais e o direito contratual podem ser muito confusos para aqueles que não passaram anos estudando direito na escola e anos praticando direito após a formatura. É por isso que os advogados são tão caros. Eles passam uma parte enorme da vida estudando e obtendo o diploma necessário para exercer a advocacia. Você pode tirar proveito disso e usar um advogado para todas as suas questões de direitos de propriedade intelectual.

Existem alguns advogados especializados em direitos autorais e direito contratual. Estes são os melhores para você escolher para ajudá-lo a proteger suas idéias. Não é fácil garantir que você esteja protegido e, quando você tem uma idéia que sabe que será enorme, é necessário protegê-la enquanto o desenvolve. Isso pode levar a uma patente, que leva a uma invenção, e isso significa dinheiro no seu bolso. Apenas verifique se seus direitos de propriedade intelectual estão protegidos para que sua ideia vencedora não seja roubada.

O uso ético da propriedade intelectual por Carlos Lula

Talvez por causa da minha escrita para viver, vejo a integridade acadêmica como um problema sério. Muitas vezes, na minha qualidade de escritor fantasma de "A de aluguel", tenho visto indivíduos fazerem trabalhos que passei horas concluindo apenas para reivindicá-los como seus. No curso de minhas várias tarefas, muitas vezes crio um artigo com apropriadamente 400 palavras ou até mesmo fabriquei um manuscrito completo e graciosamente permiti que outro o assinasse como se fosse seu. Pessoalmente, eu não poderia fazer isso, pois considero o processo completo não apenas moralmente antiético, mas também tende a lançar uma luz desfavorável sobre meu próprio senso de valores.

Em uma citação que li uma vez, afirmou que "a integridade acadêmica é mais do que seguir as regras da citação para escapar dos perigos do plágio". Eu sinto que isso se refere a uma série de métodos mecânicos de escrita, nos quais é possível ignorar a explicação oficial do plágio o suficiente para que seu trabalho seja aceito como próprio. Na segunda parte, relativa à interação entre você e o escritor, sinto que um verdadeiro escritor deve se colocar no lugar do autor e considerar como ele reagiria se a situação fosse revertida. Ele deve ler o material do autor e digeri-lo adequadamente e, em seguida, fazer suas próprias anotações. Muitas vezes encontrei trabalhos que concluí na internet sob a assinatura de outra pessoa. Isso me irritou inicialmente, mas hoje eu tomo com um grão de sal. Não está certo, mas a vida é muito curta para ficar chateada e a justiça acabará por prevalecer.

Sinto que o ponto importante a ser encontrado nesses artigos é o fato de que, com a devida nota, muitos problemas de plágio acadêmico poderiam ser efetivamente evitados. Parece impossível compreender qualquer informação se você não ler o material a princípio e, como tal, se quiser ler os dados, poderá também fazer anotações e executar a tarefa da maneira aceita. Muitas vezes me foi sugerido que eu considerasse escrever para um dos termos sites de hackers em papel na internet, mas não aprecio o pensamento de comprometer um sistema acadêmico que esteja em vigor há centenas de anos. Encorajo todos os escritores, seja para fins educacionais ou como meio de subsistência, a revelar cuidadosamente todas as referências e garantir a citação adequada ao fazer uma pesquisa adequada e compilar anotações adequadas sobre o tópico em questão. Somente dessa maneira é possível evitar as armadilhas da desonestidade associadas aos seus estudos.

Gostaria de apresentar-lhe uma nota interessante sobre plágio. Durante um dos meus cursos de semestre na faculdade, citei-me em um artigo que havia escrito. De fato, minha intenção total era criar meu trabalho final a partir do tópico desse artigo. Isso foi discutido adequadamente com o instrutor da turma e ele concordou que seria aceitável. Quando chegou a hora de enviar o trabalho final, eu o executei através do programa de prova de cópias usado no site da universidade e mostrou um alto grau de plágio. Não pensei em nada, pois os recursos destacados se originavam apenas das informações do meu artigo. Infelizmente, o professor havia esquecido nossa conversa e rejeitado meu trabalho. Ele me deixou uma resposta na ordem de: "Joe, enviei seu trabalho de volta para ser refeito por causa de plágio. Se eu olhasse para ele, teria que atribuir a você uma nota zero".

Registro de direitos autorais? Porque se importar?

Recentemente, um cliente me perguntou se deveria registrar um artigo que está publicando em uma revista comercial com o US Copyright Office. Ele explicou que tinha ouvido falar que a proteção de direitos autorais é concedida automaticamente quando o material é criado, então ele estava se perguntando se havia algum benefício adicional em registrá-lo. Expliquei que, de acordo com a lei atual, obras de autoria "fixadas em um significado tangível de expressão" são automaticamente protegidas pelas leis de direitos autorais, mas o registro do material oferece proteção e benefícios adicionais.

Para iniciantes, se o trabalho for registrado cinco anos após sua primeira publicação, será considerada evidência prima facia (uma presunção automática da verdade) de que os direitos autorais são válidos. Além disso, se uma obra for registrada dentro de três meses após a sua publicação ou antes de uma violação da obra, o proprietário dos direitos autorais poderá recuperar os honorários advocatícios incorridos na ação judicial, além de uma sentença por danos estatutários, conforme a lei como alternativa. danos reais e lucros cessantes. Se o trabalho não for registrado, o proprietário dos direitos autorais poderá recuperar os danos reais e os lucros cessantes, mas provar que esses danos podem ser difíceis. Os danos estatutários, que são fixados pelo tribunal, podem variar de US $ 750 a US $ 30.000, e se for considerado que o infrator infringiu intencionalmente os direitos autorais do proprietário, o tribunal poderá conceder até US $ 150.000 adicionais. Portanto, ter a opção de receber danos legais pode ser benéfico quando for difícil provar danos reais ou lucros cessantes.

Por outro lado, se você não registrar seu trabalho, estará limitado a quaisquer danos reais e lucros perdidos que possa provar. Independentemente de você se registrar ou não, o tribunal pode impedir a outra parte de realizar outras atividades de infração, incluindo exigir que a outra parte destrua quaisquer itens tangíveis ou materiais de marketing que possam ter, que possam infringir seus direitos, mas você não poderá recuperar os honorários de seu advogado e você não terá a opção de solicitar os danos estatutários.

Eu tenho que? Protegendo sua marca registrada por Carlos Lula

Você pagou um bom dinheiro a um advogado para garantir que sua marca foi registrada corretamente, recebeu seu certificado de registro e sua empresa está funcionando sem problemas. Mas, depois de alguns anos, você descobre que outra pessoa está usando um nome comercial muito semelhante à sua marca. Você procura um advogado para descobrir o que pode fazer para impedir isso. A boa notícia é que você provavelmente pode impedi-lo. A má notícia é que provavelmente vai custar-lhe um monte de dinheiro que você tem poucas chances de voltar.

Mas isso não é justo! É sua propriedade. Como isso pode ser?

Propriedade de marca registrada é um direito de propriedade que surge do uso exclusivo. Cabe ao proprietário proteger essa exclusividade. A menos que o uso de outra pessoa esteja infringindo deliberadamente sua marca registrada, você terá que arcar com o ônus e o custo de proteger seus direitos de propriedade. Embora possa não parecer justo, é a natureza desse tipo de direito de propriedade. Requer manutenção.

Possuir uma marca comercial é como possuir um carro. Para continuar funcionando sem problemas, os carros precisam ser dirigidos, precisam de gás, precisam ser registrados no estado e precisam de manutenção. Em outras palavras, não é algo que você compra, e o custo é feito. Custa dinheiro para usar o seu carro e mantê-lo em condições de trabalho. Com as marcas registradas, você também precisa usá-lo no mercado, precisa registrar novamente seu registro a cada tantos anos e precisa defendê-lo de violação. Infelizmente, isso geralmente significa que ocasionalmente é necessário contratar um advogado para ajudá-lo a defendê-lo. Como na manutenção do carro, se você ficar por dentro, pode manter os custos administráveis.

Se sua marca estiver sendo violada e você não fizer nada, poderá perder direitos, dependendo da natureza da violação. Você pode perder o uso em um determinado território ou em um determinado mercado. Você pode perder o uso de certos bens ou serviços. Para proteger sua marca, você deve configurar um sistema para monitorar o uso potencial da sua marca. Com a Internet, o monitoramento do uso é muito mais fácil, pois a maioria das empresas tem alguma presença na Internet. Se você registrou recentemente uma marca comercial, provavelmente recebeu anúncios por e-mail de empresas que farão pesquisas periódicas por você. As pesquisas devem ser feitas com frequência suficiente para detectar o uso infrator mais cedo, antes que o usuário gaste um capital substancial na promoção da marca. Quanto mais cedo você pegá-lo, mais fácil será conseguir o infrator desistir do uso. Por esse motivo, se você não vai pagar um serviço para pesquisar o mercado por possíveis violações, planeje realizar pesquisas regulares, pelo menos trimestralmente, e cumpra-as.

As marcas registradas podem ser uma poderosa ferramenta de marca e marketing. É um investimento de longo prazo que vale a pena manter. Se você entender que é um ativo vivo que deve ser mantido, não será tão ruim quando chegar a hora de defendê-lo.

  • Publicações28
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/categoria-de-artigo-de-propriedade-intelectual-legal-por-carlos-lula/795271479

Informações relacionadas

Contestação - TJSP - Ação Propriedade Intelectual / Industrial - Apelação Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)