Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CDH aprova porte de arma para mais cinco categorias profissionais

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    O direito ao porte de arma, já autorizado em lei para auditores fiscais da Receita Federal do Brasil e auditores do trabalho, poderá ser concedido também para mais cinco categorias profissionais: oficiais de justiça, peritos médicos do INSS, auditores tributários dos estados e do DF, avaliadores do Judiciário e defensores públicos.

    A medida é prevista em projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 30/2007) aprovado nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Agora a proposta do ex-deputado Nelson Pelegrino será examinada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), antes da decisão final em Plenário.

    O relator, senador José Medeiros (PSD-MT), reconheceu a necessidade de porte de armas de fogo por membros das carreiras indicadas na proposição. O motivo seria o risco de sofrerem retaliações de pessoas que se sentem prejudicadas pela natureza das decisões associadas ao trabalho que executam.

    Fiscalizados

    No caso dos auditores tributários, a extensão do porte de arma, de acordo com o relator, deverá contribuir para evitar atos de violência cometidos por fiscalizados. Lembrou que esses servidores muitas vezes exercem sua função em áreas de divisas entre estados, afastados dos grandes centros e distantes de postos policiais.

    Medeiros afirmou que os oficiais de justiça estão igualmente expostos a condições de periculosidade no desempenho de suas funções. Observou que as ordens judiciais decorrentes de decisões dos juízes são cumpridas nas mais diversas condições e localidades. Para isso, observa o senador, os oficiais são levados a percorrer “desde os tapetes vermelho dos palácios até as vielas enlameadas das favelas”.

    O relator destacou ainda que os peritos médicos da Previdência Social, avaliadores judiciais e defensores públicos também desempenham funções que os colocam em situação de risco, uma vez que podem contrariar interesses e, assim, tornarem-se vítimas de agressões.

    • Publicações54073
    • Seguidores268526
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3008
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-aprova-porte-de-arma-para-mais-cinco-categorias-profissionais/347448283

    Informações relacionadas

    Rubens Corbelino Junior, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de efetiva necessidade da posse de arma. Decreto Lei nº. 9.685 de 15 de janeiro de 2019

    Investigador Barros, Agente de Investigação e Identificação
    Artigoshá 6 anos

    Uso de Distintivos, quem pode usar e qual sua necessidade.

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 14 anos

    Auditor fiscal do trabalho e perito do INSS poderão ter porte de arma

    Projeto regulamenta atividade de perito judicial

    Igor Almeida, Bacharel em Direito
    Modelosano passado

    Declaração de efetiva necessidade para porte de arma de fogo

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde, senhores! Desde já peço desculpas pela minha ignorância. A saber, minha dúvida é: Quem é o Avaliador Judicial de que trata o artigo acima? Seria o mesmo que Perito Judicial? continuar lendo

    O perito JUDICIAL , também trás consigo documentos (carga de auto) para avaliação e perícia que podem sofrer constrangimento e roubo pelas partes. continuar lendo

    Boa noite, prezados! O Perito Judicial com Matrícula dos Tribunais de Justiça tem Direito ao Porte de Arma por prerrogativa da fução? continuar lendo