Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CEMIG indenizará consumidor por corte de energia sem aviso

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 17 anos

    A Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) a indenizar, por danos morais, um consumidor de Belo Horizonte que teve interrompido o fornecimento de energia elétrica ao seu hotel fazenda, sem a devida notificação prévia. Além da indenização, fixada em R$ 2 mil, a CEMIG deverá restituir a quantia de R$ 787,49, referente a penalidade imposta ao consumidor por suposta violação do medidor de energia.

    A CEMIG argumentou que ficou comprovada a violação do relógio medidor de energia, que, de acordo com o Termo de Ocorrência e Irregularidade, encontrava-se com selos de aferição violados. Acrescentou que o serviço prestado pela empresa não foi pago, diante do qual se aplica a suspensão do fornecimento do serviço ao usuário inadimplente. O desligamento da energia elétrica no estabelecimento ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2005, devido ao não pagamento das contas de luz referentes aos meses de agosto a novembro do ano anterior.

    A Câmara julgadora do TJMG entendeu, entretanto, que, para a interrupção do fornecimento de energia elétrica, é necessária a notificação prévia do consumidor. "O serviço é considerado essencial e a sua interrupção fere o princípio da continuidade do serviço público", destaca a relatora do processo, desembargadora Heloisa Combat. Segundo a magistrada, a interrupção do serviço ocorreu no hotel fazenda do consumidor, em um feriado prolongado, e durou quatro dias, o que lhe causou o dano moral.

    Quanto à restituição do valor despendido para o pagamento da penalidade, a relatora considerou que ficou evidenciada a ausência de comunicação ao consumidor da instauração do processo administrativo, ferindo os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. "Houve desrespeito ao devido processo legal no procedimento de apuração", concluiu. Acompanharam o voto da relatora os desembargadores Alvim Soares e Edivaldo George dos Santos.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações831
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cemig-indenizara-consumidor-por-corte-de-energia-sem-aviso/132892

    Informações relacionadas

    Edmilson Fonseca Filho, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Petição de Indenização por Danos Morais em face de Empresa de Energia Elétrica

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    TJRN confirma inexistência de débito de energia

    Arnon Amorim, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    A Fase de títulos de concurso público pode ser de caráter eliminatório? (2023)

    Correio Forense
    Notíciashá 16 anos

    Consumidora não é culpada por violação de medidor

    JurisWay
    Notíciashá 10 anos

    Justiça cancela débito de consumidor com a Cemig

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)