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7 de Maio de 2024
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    Central de Mandados – Automação e agilidade no cumprimento dos mandados judiciais

    há 8 anos

    As Centrais de Mandados têm conseguido uma conquista significativa: agilizar consideravelmente a demanda no Estado. Os documentos, que antes eram distribuídos aleatoriamente aos oficiais de Justiça de cada vara, agora têm distribuição digital, o que garante repartição igualitária para cada servidor. Para centralizar a distribuição, 197 prédios em todo o Estado (sendo 179 só no Interior) já possuem essa estrutura, que abrange os Foros Regionais da Capital e comarcas com grande movimentação processual.

    Com um quadro total de 4.090 servidores em atividade, as centrais recebem os mandados expedidos pelas varas, distribuem e remetem aos funcionários. Por meio de sistema informatizado, eles cumprem as diligências, cadastram os atos e os enviam novamente ao departamento, que se encarrega de devolvê-los cumpridos à respectiva unidade judicial. O ganho de eficiência e produtividade é enorme, já que o oficial é mantido em uma determinada área de atuação, envolvendo mandados de todas as competências.

    Todo o serviço encaminhado pelas varas é distribuído no mesmo dia. Com isso, citações, pedidos de prisões, alvarás de soltura ou outras diligências são cumpridos com rapidez para conferir agilidade ao Judiciário. A transparência na divulgação das informações é também outro fator relevante. É possível consultar o conteúdo da certidão do oficial de Justiça e verificar se o mandado já foi cumprido.

    O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Renato Hasegawa Lousano explica que o Tribunal tem trabalhado também na interligação das Centrais. “O próximo passo idealizado pela Corregedoria, em conjunto com as Secretarias de Primeira Instância e Tecnologia da Informação, é a interligação eletrônica entre todas as Seções Administrativas de Distribuição de Mandados (SADM) da Capital e das comarcas agrupadas, de modo que os mandados judiciais sejam encaminhados diretamente pelas demais para a SADM em cujo território eles devam ser cumpridos. A medida incrementará a eficácia e trará economia ao cumprimento de mandados.”

    A primeira Central de Mandados do Estado foi instalada em 2008, na Comarca de Guaratinguetá, já trazendo a ideia de uma organização administrativa exclusiva para o cumprimento dos mandados. Desde então, os procedimentos estão cada vez mais aperfeiçoados. No último dia 4, foi instalado o departamento em um Foro Regional da Capital, o de Nossa Senhora do Ó. Primeiro fórum totalmente informatizado do Brasil, conta atualmente com 26 oficiais em atividade (realocados do Foro Regional da Lapa), além de dois escreventes e uma demanda considerável. A juíza corregedora Cláudia Barrichello, que também responde pela 1ª Vara Cível, destaca que a criação traz muitos benefícios, “como a padronização dos procedimentos e a racionalização do gerenciamento das cargas e das diligências, otimizando os recursos”.

    Em um cenário que foge da estatística comum, o Fórum Criminal da Barra Funda se destaca pela quantidade avassaladora de mandados cumpridos e diligências realizadas desde a sua instalação, em maio de 2012. São mais de 240 mil notificações distribuídas por ano para a média de 200 funcionários. Oficial de Justiça há 28 anos, Márcio Lucas Egydio explica o que mudou desde a instalação do setor no prédio em que trabalha, o Fórum João Mendes Júnior. “No início passamos por um período de transição das normas e da maneira como o trabalho precisava ser desempenhado. Pouco tempo depois, conferimos muita agilidade. Em 2013, começamos a utilizar o sistema Web Connection, uma ferramenta que permite que os oficiais certifiquem fora da central, o que também contribui para a celeridade do cumprimento do mandado”, conclui.

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 13/7/16.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD e RL (fotos) / DG (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

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    Foi uma ideia excelente mas dificilmente o advogado tem contato com o Oficial de justiça porque alegam que os telefones celulares deles são particulares e proíbem de serem informados ao advogado. O advogado tem que ligar para a central de mandados e aguardar a boa vontade do Oficial a atender o telefone na hora marcada. É mole ou quer mais. Percebe-se que para melhorar o atendimento pelos oficiais o TJSP vai ter que fornecer um APARELHO COM LINHA para cada Oficial o que não vai pesar na conta do TJSP porque tem muita grana sobrando com os recolhimentos de Guias do FEDTJ. Publiquem essa ideia. continuar lendo

    Preciso contactar com o / a Of. (a) de Justiça da vara Cível da Comarca de Mogi das Cruzes, para acompanhá-lo na diligência, posto que ele não logrou encontrar o numeral dos notificandos, por ser local rural ou local de sítios. Requeri nova diligência efetuando novo recolhimento, sendo deferido pelo MM. Juiz, tendo Sua Excelência determinado que eu entrasse em contacto através do portal de mandados, entretanto não estou conseguindo. Está difícil, sobretudo, nesta fase de Pandemia Covid-19. Fórum fechado impossibilitando de me dirigir à sala dos (das) Oficiais de Justiça. Então que procedimento tomar? Que adianta o sistema digital? Enviei e-mail ao Sr. Diretor do Cartório,solicitando ajuda. todavia não obtive resposta. O princípio da empatia não funciona. É lamentável! Waldir Peric - adv. continuar lendo