Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Certidão de Inteiro Teor X Certidão de ônus Reais: qual a diferença?

Por Rita Silva

há 4 anos


Enquanto a Certidão “narrativa” de Inteiro Teor é a fiel reprodução da matrícula do imóvel, constante da: localização, lote e quadra, nome do proprietário atual, datas dos registros e averbações e referência dos documentos utilizados para a pratica dos atos, a Certidão de ônus Reais, ambas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, informa se existe algum ônus positivo que recaia sobre aquele imóvel, exemplo: o imóvel foi dado em garantia em um financiamento, se existe averbação na matrícula do imóvel promessa de compra e venda, etc.

Logo, ambas as certidões servem não só para comprovar a existência do imóvel, a sua localização e ônus positivo como também que possam fornecer informações que podem trazer segurança para uma venda, eventual processo de negociação do bem, doações, leilões e penhoras.

Tanto a Certidão de Inteiro Teor quanto a Certidão de ônus tem validade de até 30 (trinta) dias e mediante qualquer processo, seja judicial ou extrajudicial, importa requer as certidões em sua validação.

Como solicitar?

Dirija-se ao Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição, de posse do número de registro para solicitar a Certidão. No atendimento, será emitido o Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial - DAJE (Lei 13.814/2017) para pagamento e, após a comprovação deste, o cliente formalizará o pedido de certidão que deverá ser apresentado no Cartório quando da retirada do documento no prazo de até 05 (cinco) dias.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário e Gestão Estratégica
  • Publicações6
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28402
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidao-de-inteiro-teor-x-certidao-de-onus-reais-qual-a-diferenca/802506801

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Qual a diferença entre as certidões de ações reais, ações pessoais reipersecutórias e de ônus reais? - Daniela Rosário

Advocacia Portugal e Brasil, Advogado
Artigoshá 8 anos

Certidões negativas indispensáveis à compra e venda de imóvel

Rafael Aires, Advogado
Notíciashá 3 anos

Documentos para Inventário

Modelo de contrato de aluguel simples word para preencher - Atualizado

Rodrigo Rabelo, Advogado
Artigoshá 2 anos

Desocupação de imóvel de Leilão da CAIXA - 15 dúvidas muito comuns na hora de desocupar o imóvel

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Penso que para um documento com tão curta validade, o preço é alto demais. continuar lendo

Pq sera nao e? hehe continuar lendo

Além de caro e prazo curto, tranquilamente os documentos poderiam ser unificados. continuar lendo

Obrigado pelos esclarecimentos. Os documentos poderiam ser unificados, né? continuar lendo

A certidão de inteiro teor já demonstra se o imóvel tem ou não ônus. Pedir as duas é preciosismo desnecessário. A certidão de ônus seria apenas se vc quisesse saber se tem ônus ou não. Agora pedir as duas ao mesmo tempo, totalmente desnecessário. Quem pede este tipo de documento tem a obrigação de saber interpretá-lo. Independentemente de ser profissional do direito ou não. continuar lendo