Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Chega ao STF queixa-crime contra deputado federal Ciro Gomes por difamação e injúria

    há 14 anos

    Deputado federal pelo PMDB-RJ, Eduardo Cosentino da Cunha ofereceu queixa-crime (Inquérito 2954) contra o também deputado federal (PSB-CE) Ciro Ferreira Gomes por suposta prática de difamação e injúria. O pedido, feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), tem como relator o ministro Celso de Mello.

    Conforme a queixa, no dia 11 de dezembro de 2009, Ciro Gomes proferiu palestra em Fortaleza (CE) na sede do Centro Cultural Oboé, onde falou em linhas gerais sobre as projeções políticas e o cenário econômico esperado para o ano de 2010. Durante o seu discurso, Gomes teria citado expressamente o nome de Eduardo Cunha como exemplo de pessoa que não presta, assim entendido como pessoa inservível, inútil e sem prestimosidade.

    Gomes teria dito que Cunha seria uma espécie de feiticeiro da aldeia, ao mencionar sobre o desempenho da função dele perante o PMDB. Na ocasião, Ciro Gomes, sarcasticamente, comparou tanto o querelante [Eduardo] como o seu partido político a uma tribo indígena, na alusão de ser composto por diferentes grupos sociais ao dizer que Eduardo Cunha é da etnia fluminense. Quando Ciro Gomes chamou Eduardo Cunha de uma espécie de pajé do PMDB, o insultou com a frase de que o querelante costuma lançar feitiços na direção das arcas de Furnas, afirmou o advogado.

    No final da palestra, Ciro Gomes ainda teria assinalado que Eduardo Cunha seria um trambiqueiro, ao dizer que ele é o relator dos trambiques que se fazem nas medidas provisórias. Para a defesa de Cunha, não há dúvida de que a palestra que o querelado proferiu em Fortaleza, Ceará, na presença de inúmeras pessoas, desrespeitou a honra e a imagem do querelante, caracterizando suas afirmações como sendo difamatórios e injuriosos. Ou seja, pelo teor da palestra, o querelante seria uma pessoa, entre outros adjetivos negativos, trambiqueira e inútil.

    Além disso, conforme a queixa-crime, Ciro Gomes teria ofendido a dignidade e o decoro de Cunha com manifestações depreciativas divulgadas em entrevistas que concedeu a jornais e que se espalharam por outros meios de comunicação como blogs e revistas. Cabe registrar, por fim, que as ofensas perpetradas pelo querelado [Ciro] não guardaram qualquer conexão com a atividade parlamentar. Trata-se, sem dúvida alguma, de manifestações difamatórias e injuriosas, direcionadas de modo pessoal contra o querelante [Eduardo], afirmaram os advogados de Eduardo Cunha.

    De acordo com a representação, a imagem e a honorabilidade do querelante [Eduardo] foram extremamente atingidas pelas palavras ofensivas do querelado [Ciro], que, no mínimo, colocaram em dúvida a sua credibilidade e idoneidade como deputado federal e também como cidadão. A defesa de Eduardo Cunha também ressalta o desgaste emocional devido às imprecações lançadas contra sua boa reputação junto aos seus eleitores, sobretudo, contra a sua imagem, construída durante muitos anos de vida pública.

    Pedido

    A defesa do deputado Eduardo Cunha pede o recebimento da queixa-crime contra o deputado Ciro Gomes pela suposta prática dos crimes de difamação e injúria, em concurso formal, com os agravantes dos crimes terem sido cometidos contra funcionário público em razão de suas funções (inciso II) e na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria (inciso III), do artigo 141, do Código Penal.

    EC/LF

    * Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial

    • Publicações30562
    • Seguidores629104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações664
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chega-ao-stf-queixa-crime-contra-deputado-federal-ciro-gomes-por-difamacao-e-injuria/2170209

    Informações relacionadas

    Thiago Marinho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Peça Modelo] Memoriais (Art. 403, §3° do CPP)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)