Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

China entra para a Convenção da Apostila

Documentos chineses podem valer no Brasil com maior facilidade

há 6 meses

Resumo da notícia

A Convenção da Apostila é um tratado que facilita em muito a eficácia de documentos jurídicos ao redor do mundo. Tendo mais de 100 países aderentes, a China manifestou aceitação a ela em março deste ano e isso trará mudanças a partir de 7/11/23.

Ontem (7 nov. 23), entrou em vigor a adesão da China à Convenção da Apostila. Essa Convenção uniformiza os procedimentos cartorários para que documentos produzidos num país possam ter efeitos jurídicos noutros países. Ela foi promulgada no Brasil por meio do Decreto 8.660, de 2016.

A Convenção da Apostila foi elaborada pela Conferência de Haia sobre Direito Internacional Privada, que é conhecida pela sigla HCCH. As primeiras duas letras vêm do seu nome em inglês, Hague Conference on Private International Law, e as duas últimas, de seu nome em francês, Conférence de La Haye en Droit International Privé. Sua missão institucional, ao lado de outras organizações, como a UNCITRAL e a UNIDROIT, é, pelo estudo do Direito Internacional com a participação de especialistas e estudiosos, propor leis-modelo para serem adotadas pelo mundo todo. Uma delas é a já citada Convenção da Apostila.

Isso facilitará a vida de muitos cidadãos e empresas chineses, bem como brasileiros que mantenham negócios ou relacionamentos por lá. Em vigor desde janeiro de 1965, a Convenção da Apostila é um tratado de Direito Internacional de alcance formidável que facilita a vida de inúmeras pessoas mundo afora. Mais de 100 países, Brasil inclusive, fazem parte da Convenção da Apostila.

Tendo aderido a ela em março deste ano, o procedimento para dar eficácia jurídica aos atos praticados na China, tais como divórcios, doações, abertura de empresas, dentre ouros, precisavam passar por um processo conhecido como legalização. Esse procedimento varia de país para país e pode ocorrer no Brasil inclusive quando se quer que um ato praticado no Brasil tenha eficácia num país que não tenha aderido à Convenção da Apostila.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de curtir.

  • Sobre o autorOrientação jurídica para importação e exportação
  • Publicações68
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações773
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/china-entra-para-a-convencao-da-apostila/2037933968

Informações relacionadas

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 6 meses

DECISÃO: Candidata com transtorno do espectro autista (TEA) é reconhecida como PCD no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Douglas Gabriel Domingues Neto, Advogado
Notíciashá 8 meses

Canadá é o mais novo país a aderir à Convenção da Apostila

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 6 meses

A separação judicial não é requisito para o divórcio

André Beschizza, Advogado
Artigoshá 6 meses

Como receber benefício por incapacidade?

André Beschizza, Advogado
Artigoshá 6 meses

Quem tem hérnia de disco pode se aposentar em 2023?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo! Muito bom para aqueles que na China residem e dependem desta validação. continuar lendo