Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Cobrança familiar e suporte durante os estudos para concurso público

há 8 anos

Você que está se preparando para concurso: como se sente em relação à cobrança e suporte financeiro da família e como isso influencia na sua preparação? Infelizmente, a maior parte das pessoas acredita que o sucesso vem da sorte, do casamento ou da fraude. Quem aposta em estudo... É a exceção. Mas são esses, que acreditam no sucesso pessoal, que aparecem na lista de aprovados e nomeados.

Cobrana familiar e suporte

Entre os que fazem concursos é uma minoria que se organiza, estuda e treina com dedicação e empenho. Por isso que passar em concurso é uma coisa certa na linha do tempo: os que realmente se dedicam vão passando e abrindo espaço para quem vem atrás, é o conceito de “fila” que tanto falo.

A cobrança familiar, seja você um concurseiro dedicado ou não, sempre vai existir. Faz parte. O que se pode fazer é administrá-la, mostrando que está fazendo sua parte, que estudar é um investimento com excelente retorno, que leva um tempo. Faça sua parte: eles precisam ver você estudando e treinando. Quando você estiver no lazer e ouvir críticas, fale sobre a necessidade de um mínimo de lazer para repor as energias... Mostre aos seus familiares seu quadro horário, seu plano. A cobrança não vai deixar de existir, mas você deve ser flexível para contorná-la.

Quando vivemos “bancados” pelos pais, no entanto, a pressão redobra. Se os seus pais estão topando, apostando, acreditando, eles também vão querer resultados e não podemos reclamar disso. Nesses casos, vale mostrar que você e sua preparação são um investimento e que você está aproveitando bem a ajuda, não desperdiçando tempo (lazer moderado e atividade física mínima não são desperdícios, lembre-se). No mais: seja grato e manifeste isso, eles merecem; não sinta culpa, mas alegria de ter esse ponto a favor; não desperdice seu tempo, aproveite a situação favorável.

Não se desmotive com isso. Muita gente passa por isso. Alguns, que não têm pais para ajudar, passam por dificuldades que – acredite – são ainda maiores. Você ainda está no lucro de ter mais que apostam em você.

Uma coisa importante: se sua família apoia sua preparação ou não, crie tempo para ela, ouça o que ela tem a dizer. Isso fará bem a ela e a você também. E, claro, aproveite as coisas boas da vida, pois não sabemos quanto tempo ficaremos por aqui.

Siga em frente, administre as dificuldades, organize os horários, se acerte com os seus pais no que diz respeito a tempo, investimento e agradecimento. Jogue o jogo. O tempo vai premiar todos seus esforços e mais cedo ou mais tarde você vai ver que tudo valeu a pena.

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Correioweb

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4396
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações682
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-familiar-e-suporte-durante-os-estudos-para-concurso-publico/349008081

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 7 anos

O apoio da família é fundamental na vida do concurseiro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)