Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cobrança Indevida de "INSS" sobre o Lucro dos Sócios

    Publicado por M-F-A-ASSOCIADOS
    há 11 anos

    Constantemente, o CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) vem recebendo vários recursos de contribuintes que são autuados indevidamente pelo Fisco, por cobrança de INSS sobre o lucro dos sócios. Em virtude disso o órgão firmou entendimento no sentido de que não deve haver incidência do tributo sobre tais valores, desde que efetivamente comprovados.

    De acordo com o artigo 28, § 9º, alínea j, da Lei 8.212/91, a participação nos lucros ou resultados da empresa não integra o salário de contribuição, quando paga ou creditada de acordo com lei específica. Desta forma, sobre a distribuição dos lucros não incide contribuição previdenciária, denominada aqui também de INSS.

    Há uma diferença substancial entre a participação nos lucros ou resultados da empresa e o pró-labore. A primeira é o valor do retorno do capital que foi investido pelo sócio na empresa, razão essa pela qual não se deve incidir a contribuição. O segundo é a remuneração pelo trabalho dos sócios na empresa, e, portanto, passível de tributação.

    Segundo o CARF, o que irá determinar, na prática, se haverá tributação ou não, é a forma de discriminação na demonstração contábil entre a remuneração decorrente do trabalho e o valor oriundo do capital social. Com isso, a fiscalização deve compreender quais valores decorrem do trabalho e quais valores decorrem do capital.

    O sócio pode receber a título de pró-labore qualquer valor quando destina sua força de trabalho às atividades da empresa. Sobre essa parcela há tributação normal. Quanto aos valores decorrentes da distribuição de lucros, o Fisco os desconsidera quando o lucro não estiver efetivamente comprovado na escrituração contábil da empresa.

    Portanto, é fundamental que as empresas mantenham em seu contrato social uma separação evidente das duas verbas (prevendo a possibilidade de pró-labore e distribuição de lucros), além de manter uma escrituração contábil capaz de demonstrar que a empresa apurou lucro, bem como sua respectiva distribuição aos sócios quando ocorrida, evitando-se assim transtornos com o Fisco Federal.

    • Publicações7
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações606
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-indevida-de-inss-sobre-o-lucro-dos-socios/100429293

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)