Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Comércio eletrônico de medicamentos enfrenta barreiras na legislação

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Em meados do ano 2000, ou seja, há 15 anos, o varejo farmacêutico estabelecia uma tendência de atendimento virtual. Drogarias pioneiras, como a Onofre, entregavam medicamentos com quatros horas de prazo em residência. A prática motivou o início das discussões sobre uma regulamentação que garantisse segurança sanitária da transação.

Em 2001, a então recém-criada Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs a discussão em Consulta Pública, que jamais se tornou norma oficial.

A prática continuou e se aperfeiçoou até que veio a ser regulamentada na Anvisa RDC 44/09, quase uma década depois. A norma reconhece a possibilidade do atendimento virtual ao paciente, desde que operada por uma drogaria com loja física, aberta ao público, regularizada e mediante avaliação da receita pelo farmacêutico responsável. Não permite, porém, que a prática seja feita com produtos controlados (Portaria 344/98), que são os medicamentos tarjados e fornecidos mediante retenção de receita médica.

As farmácias de manipulação, que operam com medicamentos produzidos artesanalmente, também são atingidas pela permissão da mesma norma. No entan...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11018
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comercio-eletronico-de-medicamentos-enfrenta-barreiras-na-legislacao/194670553

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)