Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão orienta regras para trabalho em feriados e domingos

    há 10 anos

    O Brasil, de acordo com a Lei Federal 10.607/2002, possui oito feriados nacionais. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)é vedado o trabalho nessas datas. No entanto, o presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mário Cezar Domingos Machado, explica que com a convenção coletiva pode haver a liberação, desde que algumas normas sejam cumpridas.

    “É de suma importância que todo empregado saiba quais são seus direitos. O trabalho nos feriados deve ter autorização da Convenção ou do Ministério do Trabalho, mas é obrigatório folga compensatória ou pagamento em dobro do valor do dia trabalhado”, comenta Domingos. O advogado acrescenta que o empregado pode buscar esclarecimentos no próprio sindicato da categoria.

    Quanto às empresas que exercem atividades essenciais, como farmácias, e que funcionam no domingo, o advogado trabalhista destaca que é necessário que se estabeleça uma escala de revezamento. “Pela regra são oito horas diárias e até 44 semanais. De segunda a sexta dá um total de 40 horas, consequentemente, o restante deve ser compensado no sábado, não vedando a possibilidade de ser no domingo. Se a compensação for no domingo, o funcionário tem direito a uma folga na semana para repor. Se a folga for no sábado, por exemplo, ele pode cumprir as quatro horas no domingo. Passando disso conta como hora extra”, finaliza Mário Cezar Domingos.

    Os feriados oficiais são: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5407
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-orienta-regras-para-trabalho-em-feriados-e-domingos/113017904

    Informações relacionadas

    Informativo Trabalhista, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Salário por Comissão

    Reginaldo Santos, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Empregado “comissionista” e seus direitos trabalhistas controvertidos

    Comissionistas mistos e puros: tudo que você precisa saber para o pagamento das horas extras

    Natalia Piccolo, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Trabalho nos feriados Estaduais e Municipais recebe em dobro?

    Cálculo do salário-hora do comissionista puro deve incluir repousos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)