Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso para a magistratura: candidatos passam por prova oral

    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira, dia 7, a quarta etapa do XLIV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro, que consiste na aplicação das provas orais aos 21 candidatos habilitados a esta fase.

    Durante a manhã, quatro candidatos foram arguidos com base nos temas sorteados com 24 horas de antecedência: Catarina Cinelli Vocos Camargo discorreu sobre o ponto 15; Anna Karina Guimarães Francisconi, sobre o ponto 4; Claudia Leonor Jourdan Gomes Bobsin, sobre o ponto 11; e Bruno Monteiro Rulière, sobre o ponto 8. À tarde, foram arguidos mais três candidatos: Daniella Valle Huguenin, que abordou o ponto 14; Fábio Lopes Cerqueira, o ponto 2; e Fabrício Pinheiro da Silva Freire, o ponto 6.

    A prova tem caráter eliminatório e classificatório, e os candidatos são avaliados pela comissão examinadora, composta pelos desembargadores André Gustavo Corrêa de Andrade, Antonio Iloizio de Barros Bastos, José Muiños Piñeiro Filho, Pedro Freire Raguenet, Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz, Fábio Dutra, Cairo Ítalo França David, Ricardo Couto de Castro e Luiz Felipe Haddad, e pelo advogado Luiz Gustavo Bichara.

    Também estão acompanhando a aplicação da prova, realizada na Sala de Sessão do Órgão Especial, as desembargadoras Leila Maria Rodrigues Pinto Rodrigues de Carvalho e Albuquerque, Gilda Maria Dias Carrapatoso e Jacqueline Lima Montenegro, que integram a Comissão para o XLIV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira.

    Oficial de Justiça há 15 anos, a candidata Claudia Leonor contou que estuda para a magistratura desde 2003 e, pela primeira vez, chega a essa etapa do concurso. Meu objetivo é a magistratura. É um sonho de sempre, declarou.

    O XLIV Concurso para a Carreira da Magistratura fluminense recebeu 5.552 inscrições. No concurso anterior, foram aprovados 37 candidatos, que tomaram posse em julho do ano passado.

    Ponto 1

    - Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Direitos da personalidade. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Do domicílio.

    - Princípios e conceitos gerais do Código de Defesa do Consumidor e demais normas pertinentes. Código Civil e CODECON. Pontos de divergência e convergência.

    - O Direito de Ação e suas condições, das partes e seus procuradores, da substituição das partes e seus procuradores.

    - Princípios constitucionais do Direito Penal. Habeas corpus e mandado de segurança em matéria criminal.

    - Poder Constituinte originário, derivado e decorrente.

    - Princípios de Direito Eleitoral.

    - O Direito de Empresa no novo Código Civil. Perfis da empresa. Limites ao exercício da empresa. Títulos de crédito. Características e atributos. Classificação. Sociedades. Propriedade Industrial.

    - Poder de tributar e competência tributária. Imposto sobre serviços de qualquer natureza perfil do tributo.

    - Função administrativa. Atos administrativos. Princípios regedores da Administração. Servidores públicos.

    - A Constituição e o Meio Ambiente. O artigo 225: objetivo, alcance e reflexos. Ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental.

    - Objeto da Sociologia Jurídica.

    Ponto 2

    - Locação de imóveis urbanos. Locação em geral. Deveres do locador e do locatário. Locação residencial, locação para temporada, locação não residencial.

    - Direito Processual Constitucional. Ações Constitucionais. Ação Civil Pública. Mandado de Segurança. Ação Popular. Mandado de Injunção. Habeas Data .

    - Princípios e definições gerais do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    - Princípios constitucionais do Processo Penal. A Lei n. 11.340/06.

    - Organização do Estado Brasileiro.

    - Partidos políticos.

    - Sociedades Empresárias. Tipos. Elementos. Classificação. Títulos de crédito.

    - Competência tributária estadual. Processo judicial tributário: medidas cautelares. Dívida Ativa.

    - Poderes Administrativos. Poder Regulamentar, Disciplinar, Hierárquico e de Polícia. Desapropriação.

    - Federalismo e Meio Ambiente. Sistemas de competência dos Entes Federados.

    - Princípios da Sociologia Jurídica.

    Ponto 3

    - Dos fatos jurídicos. Do negócio jurídico. Dos atos jurídicos lícitos e ilícitos. Da prescrição e decadência. Da prova.

    - Da família substituta. Guarda. Adoção. Tutela.

    - Do litisconsórcio e da Assistência, do Ministério Público e as Modalidades de Intervenção de Terceiros.

    - O tipo dos crimes dolosos. Direito Penal da negligência. Os tipos nos crimes de omissão. O Sistema dos Juizados Especiais Criminais.

    - Os mecanismos de participação do cidadão, do povo e da sociedade na vida política e administrativa brasileira dispostos na Constituição Federal de 1988.

    - Elegibilidade.

    - Sociedades por ações. Espécies. Sociedade Anônima. Características. Falência e Recuperação de empresas.

    - Princípios tributários da legalidade e seletividade. Competência tributária municipal.

    - Serviços Públicos. Delegação: concessão, permissão e autorização. Extinção dos atos administrativos. Responsabilidade civil da administração.

    - Princípios constitucionais ambientais. Princípio da solidariedade intergeracional. Princípio do desenvolvimento sustentável. Princípio do poluidor-pagador. Princípio da função socioambiental da propriedade. Princípio da prevenção. Princípio da precaução. Princípio da participação. Princípio da informação ambiental. Princípio da ubiquidade. Princípio da moralidade e o meio ambiente. Outros princípios ambientais implícitos ou extraíveis do sistema constitucional.

    - Relação da Sociologia Jurídica com a Psicologia.

    Ponto 4

    - Competência. Poderes e deveres do juiz. Causas de impedimento e suspeição. Atos processuais.

    - Responsabilidade civil. Dano material. Dano moral. Indenização.

    - Fato e vício do produto e do serviço. Responsabilidade do fornecedor. Prescrição e decadência.

    - Investigação criminal. A Lei n. 11.343/06. Da Execução Penal.

    - Controle da constitucionalidade das leis e atos normativos federais, estaduais e municipais em relação à Constituição da Republica Federativa do Brasil.

    - Ação de impugnação de registro de candidatura.

    - Falência. Princípios. Pressupostos. Caracterização. Efeitos. Acordo de acionistas. Acionista controlador. Abuso do poder de controle. Títulos emitidos pelas sociedades anônimas. Títulos de crédito.

    - Princípio da irretroatividade e da anterioridade da lei tributária. Processo administrativo tributário.

    - Descentralização administrativa. Outorga. Administração Indireta.

    - Deveres genéricos e específicos do Poder Público em relação ao meio ambiente. Competências administrativa, legislativa e jurisdicional em matéria ambiental.

    - Função prática da Sociologia Jurídica.

    Ponto 5

    - Do direito das obrigações. Modalidades das obrigações. Da transmissão das obrigações. Do adimplemento e extinção das obrigações. Do inadimplemento das obrigações.

    - Prazos. Comunicação dos atos processuais. Regime de invalidade dos atos processuais. Formação, suspensão e extinção do processo.

    - Cláusulas e práticas comerciais abusivas, interpretação e abrangência. Oferta e publicidade. Revisão contratual.

    - Antijuridicidade, culpabilidade e exculpação. Ação penal. Das questões e processos incidentes.

    - Controle da constitucionalidade das leis e atos normativos federais, estaduais e municipais em relação às Constituições Estaduais.

    - Abuso de poder econômico e político.

    - Efeitos jurídicos da sentença de falência. Dissolução, liquidação e extinção das sociedades. Modalidades de dissolução e de liquidação. Sociedades Empresárias.

    - Princípios tributários de vedação ao confisco e da livre circulação. Imposto sobre a transmissão causa mortis e sobre doações. Precatórios nas relações tributárias.

    - Agência Reguladora. Intervenção do Estado na propriedade.

    - A comunidade e a tutela do ambiente. Política Nacional de Educacao Ambiental. Participação popular na política pública ambiental. Participação popular na administração, no Parlamento e no Judiciário.

    - O Código de Ética da Magistratura.

    Ponto 6

    - Processo e Procedimento. Procedimento Comum Ordinário e Sumário. Das provas.

    - Responsabilidade civil. Pressupostos. Causalidade. Responsabilidade objetiva e responsabilidade subjetiva.

    - Medidas de proteção e prevenção. Medidas aplicadas aos pais e responsáveis.

    - Da formação, suspensão e extinção do processo penal. Dos crimes contra a liberdade sexual.

    - Arguição de inconstitucionalidade no estado do Rio de Janeiro.

    - Financiamento de campanha eleitoral.

    - Sociedades. Títulos de Crédito. Características. Requisitos essenciais. Recuperação de empresas. Propriedade Industrial.

    - Princípio da igualdade tributária e subprincípios derivados. Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Certidões negativas.

    - Controle da Administração. Controle interno e externo. Tribunais de Contas.

    - Responsabilidade Administrativa Ambiental. Responsabilidade Civil Ambiental. Dano e reparação.

    - Independência do juiz.

    Ponto 7

    - Dos contratos em geral. Da compra e venda. Da venda com reserva de domínio. Da doação. Da locação de coisas. Do comodato e do mútuo. Da prestação de serviço. Da empreitada. Do depósito. Do mandato. Da corretagem. Do transporte. Do seguro. Da fiança. Arrendamento Mercantil.

    - Da sentença e da Coisa Julgada. Eficácia natural da sentença e autoridade da coisa julgada. Limites subjetivos e objetivos. Eficácia preclusiva da coisa julgada.

    - Prática do ato infracional. Da remissão. Medidas socioeducativas.

    - Autoria e participação. Tentativa e consumação. Dos crimes contra o patrimônio. Estatuto jurídico dos sujeitos processuais.

    - Processo legislativo e espécies normativas.

    - Propaganda político-eleitoral.

    - Ineficácia dos atos praticados pelo devedor antes da falência. Atos revogáveis. Ação Revocatória. Regência supletiva pelas normas da sociedade simples. Aplicação das normas da sociedade anônima à sociedade limitada. Promissória. Letra de Câmbio. Duplicata. Sociedades.

    - Princípio da capacidade contributiva e seus corolários. ICMS.

    - Garantias dos administrados: mandado de segurança, ação popular, habeas data e mandado de injunção.

    - Patrimônio ambiental natural. Ar, Água, Solo, Flora, Fauna, Patrimônio ambiental cultural. Patrimônio ambiental artificial. Patrimônio genético, biotecnologia e biossegurança.

    - Imparcialidade do Juiz.

    Ponto 8

    - Ação Anulatória, Ação Rescisória e querela nullitatis .

    - Responsabilidade civil. Pressupostos. Excludentes de responsabilidade.

    - Defesa do consumidor em juízo. Prova. Inversão do ônus probatório. Desconsideração da personalidade jurídica. Ações Coletivas.

    - Prova penal. Da tutela penal do consumidor e do meio ambiente.

    - Direitos humanos.

    - Recurso contra expedição de diploma.

    - Dos efeitos jurídicos da sentença de falência. Habilitação, verificação e classificação dos créditos. Créditos não sujeitos à habilitação. Habilitação retardatária. Quadro geral de credores. A responsabilidade do sócio que se retira ou é excluído. Apuração de haveres. Cheque. Endosso e aval. Títulos emitidos pelas sociedades anônimas.

    - Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. Processo judicial tributário.

    - Ação de improbidade. Ação civil pública. Princípios administrativos. Agentes públicos.

    - Licenciamento ambiental. Estudo prévio de impacto ambiental. EIA/RIMA.

    - Infrações éticas. Sanções.

    Ponto 9

    - Dos atos unilaterais. Da promessa de recompensa. Do pagamento indevido. Do enriquecimento sem causa.

    - Direito do consumidor: disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Qualidade de produtos e serviços, prevenção e reparação de danos.

    - Da liquidação de sentença. Da execução por título executivo extrajudicial e do cumprimento de sentença. Da impugnação e dos embargos à execução. Da execução contra a fazenda pública. Do precatório.

    - Crimes e Infrações administrativas no ECA.

    - Dos procedimentos ordinário, sumário e do Júri. Dos crimes contra a pessoa.

    - Direitos fundamentais explícitos e implícitos.

    - AIJE por abuso de poder.

    - A liquidação na falência. Encerramento da falência e extinção das obrigações do falido. Sociedade. Propriedade Industrial.

    - Vigência e aplicação da lei tributária. Execução fiscal.

    - Responsabilidade civil do Estado. Intervenção no domínio econômico. Previdência social. Proventos. Pensão.

    - Poluição da água. Poluição Atmosférica. Poluição Visual. Poluição por resíduos sólidos. Poluição por atividades nucleares. Agrotóxicos.

    - Distinção entre a Filosofia geral e a Filosofia jurídica.

    Ponto 10

    - Dos recursos. Uniformização de Jurisprudência. Incidente de inconstitucionalidade.

    - Fato e vício do produto e do serviço. Responsabilidade do fornecedor. Prescrição e decadência.

    - Sentença penal. Unidade e pluralidade de fatos puníveis. A extinção da punibilidade. Dos crimes contra a administração pública.

    - Garantias ativas e passivas dos direitos fundamentais.

    - Ação por captação ou gasto ilícito para fins eleitorais.

    - Recuperação judicial da empresa. Títulos de Crédito. Sociedades. Falência. Propriedade Industrial.

    - Imposto sobre a transmissão onerosa de bens imóveis. Execução contra a Fazenda Pública.

    - Procedimento administrativo. Prescrição e decadência. Autotutela. Atos nulos e anuláveis. Sanatória.

    - Responsabilidade Ambiental. Sanções ambientais. Lei Federal 9.605/98.

    - Importância da Filosofia na função judicial.

    Ponto 11

    - Da responsabilidade civil. Dano moral. Indenização por dano moral. Responsabilidade Civil por perda de uma chance.

    - Do processo cautelar e dos procedimentos especiais de jurisdição voluntária e contenciosa. Da ação de consignação em pagamento, da ação de depósito e da ação de prestação de contas.

    - Medidas cautelares no processo penal. Interceptação das comunicações telefônicas e de dados. Escuta ambiental. Lei n. 9.455/97.

    - Direitos da cidadania.

    - Ação por captação ilícita de sufrágio.

    - Recuperação judicial e extrajudicial. Concorrência desleal. Duplicata mercantil. Títulos emitidos pelas sociedades anônimas. Sociedades.

    - Obrigação tributária: sujeição ativa e passiva. ICMS não cumulatividade. Conflito ICMS x ISS.

    - Classificação dos cargos públicos. Transformação e extinção. Criação de cargos. Atos punitivos. Processo e procedimento. Princípios regedores. Responsabilidade civil do agente público.

    - Ética Ambiental. Fundamento constitucional. Ecologia ou Antropologia. Estado Constitucional Ecológico. A Ética e o ambiente natural, cultural e artificial. A ética ambiental e o Estatuto da Cidade.

    - Equidade.

    Ponto 12

    - Do direito das coisas. Da posse. Da propriedade. A garantia do direito de propriedade em relação com sua função social e ambiental. Dos direitos de vizinhança. Do condomínio edilício. Da propriedade resolúvel. Da propriedade fiduciária. Alienação fiduciária em garantia. Direito de superfície. Loteamento e incorporação imobiliária.

    - Ações possessórias. Ação de nunciação de obra nova. Ação de Usucapião. Do inventário e partilha. Da ação de busca e apreensão de bens dados em alienação fiduciária. Da separação judicial.

    - Sentença penal. Recursos no processo penal. A Lei n. 10.826/03.

    - Intervenção Federal e intervenção Estadual.

    - Ação por conduta vedada a agentes públicos.

    - Contrato de transporte. Propriedade Industrial. Sociedades. Títulos de Crédito.

    - Responsabilidade tributária dos sucessores e de terceiros por infrações. Execução fiscal: defesa do executado e de terceiro. Exceções na execução fiscal.

    - Limitações e restrições administrativas. Bens públicos. Características. Espécies. Formas de uso. Uso de bem público por particulares. Alienação.

    - Tutela Extrajudicial do Meio Ambiente. Tutela judicial do Meio Ambiente: ação civil pública, ação popular, ação objetivando obrigação de não fazer ou de fazer. Ação demolitória. Mandado de Segurança Coletivo. Mandado de Injunção Ambiental. Prescrição.

    - Teoria Tridimensional do Direito.

    Ponto 13

    - Das servidões. Do compromisso de venda e compra. Garantias de dívidas: penhor e hipoteca.

    - Interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

    - Embargos de terceiros. Arbitragem. Do Litisconsórcio e da Assistência.

    - Nulidades. A Lei n. 10.741/03. A Lei n. 8.069/90.

    - Princípios constitucionais da Administração Pública.

    -Ação de impugnação de mandato eletivo.

    - Sociedade limitada. Conhecimento de frete ou de transporte. Títulos de Crédito. Falência e Recuperação de empresas.

    - Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Garantias e privilégios da Fazenda Pública. Taxa judiciária, custas e emolumentos.

    - Licitação e contratos administrativos.

    - Política Ambiental e Urbanismo.

    - Interpretação Jurídica.

    Ponto 14

    - Do direito de família. Da eficácia do casamento. Da dissolução da sociedade e do vínculo conjugal. Da proteção da pessoa dos filhos. Das relações de parentesco. Da filiação. Do reconhecimento dos filhos. Do poder familiar, disposições gerais, exercício, suspensão e extinção. Do regime de bens entre os cônjuges. Alimentos. União estável. Tutela. Curatela.

    - Juizados Especiais Cíveis. Competência. O sistema recursal. Acesso aos Tribunais Superiores.

    - Coisa Julgada. Limites Objetivos e subjetivos. Ação rescisória.

    - Jurisdição e competência. O Sistema dos Juizados Especiais Criminais.

    - Princípios constitucionais da ordem econômica.

    - Inelegibilidades constitucionais.

    - Dissolução, liquidação e extinção da sociedade. Doutrina da desconsideração da pessoa jurídica. Conhecimento de depósito e warrant. Títulos de Crédito. Sociedade Anônima.

    - Conflito IPTU x ITR. Processo judicial tributário: mandado de segurança. Decadência e prescrição do crédito tributário.

    - Atos administrativos. Contratos administrativos.

    - Política ambiental na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

    - Democracia e Estado de Direito.

    Ponto 15

    - Do direito das Sucessões. Sucessão legítima. Sucessão testamentária. Do inventário e da partilha.

    - Proteção contratual no CDC. Cláusulas abusivas. Contratos de adesão.

    - Procedimentos Especiais fora do CPC: Ações de Despejo, Revisional, Renovatória, de Desapropriação, de Execução Fiscal, de Improbidade Administrativa. Mandado de Segurança Individual e Coletivo.

    - O Pacto de São José da Costa Rica. Dos crimes contra a pessoa. Súmulas vinculantes.

    - Organização do Poder Judiciário na Constituição Federal de 1988.

    - Inelegibilidades infraconstitucionais ou legais.

    - Sociedade Anônima. Processo Falimentar. Títulos de Crédito. Propriedade Industrial.

    - Isenções, não incidência, alíquota zero, imunidades. Processo judicial tributário: repetição do indébito e compensação.

    - Atos vinculados e discricionários. Controle externo pelo Judiciário. Mérito. Controle de políticas públicas.

    - Natureza pública da proteção ambiental. Tratados Internacionais sobre tema ambiental.

    - Atuação do Judiciário como Poder Político.

    • Publicações12259
    • Seguidores1240
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações313
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-para-a-magistratura-candidatos-passam-por-prova-oral/100500774

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)