Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Concurso público realizado em Cubatão é anulado

Candidato ao cargo de professor de educação profissional – saxofone lesado ganha oportunidade de fazer nova prova prática.

há 9 anos

Concurso pblico realizado em Cubato anulado

A segunda fase do concurso público realizado pela Prefeitura de Cubatão e pela Fundação Vunesp, em 2010, para o cargo de professor de educação profissional – saxofone foi anulado pela juíza Suzana Pereira da Silva, da 3ª da Comarca de Cubatão, por violação a isonomia do processo seletivo.

“Com este feito inédito conquistamos o direito do candidato realizar uma nova prova prática”, conta o advogado que defendeu o caso Fabricio Sicchierolli Posocco, do escritório Posocco & Associados.

Segundo ele, o candidato procurou a Justiça para anular a segunda fase do concurso. Na sentença, a juíza responsável apontou falhas suficientes para anular também a primeira fase.

No dia da prova objetiva a Vunesp confirmou que faltaram alguns cadernos de questões e que, em razão disso, foi necessário que alguns candidatos aguardassem até que cópias fossem providenciadas. Neste período, os demais concorrentes que já estavam com o seus cadernos de questões puderam iniciar o teste antes dos demais, o que na opinião da juíza violou o princípio da isonomia entre os candidatos.

Na segunda fase, etapa da prova prática, a magistrada reconheceu outras falhas, como ausência de comprovação de que os membros componentes da banca examinadora da prova prática tinham a qualificação necessária para ocupar tal posição; problemas relacionados aos quesitos analisados para a prova prática (subjetivos da banca) e não delimitados pela organização do concurso; impossibilidade manifesta dos candidatos terem acesso aos resultados da prova prática e aos quesitos analisados pela banca para poder apresentar recurso à comissão julgadora, salientando que os mesmos somente tinham à disposição uma tela em branco. Essa situação desrespeitou as regras do próprio concurso público e do edital.

Diante das irregularidades, a juíza Suzana Pereira da Silva deu ganho de causa para o candidato, anulando a segunda fase do concurso público.

Esta notícia repercutiu na rádio CBN Santos em 2014. Mas, vale de exemplo para os candidatos a concurso público em todo o país. Se sentir lesado, busque seus direitos, através da OAB da sua cidade, a defensoria pública ou um advogado de sua confiança.

Foto: freepik/marcinbsmolinski

  • Publicações439
  • Seguidores256
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-publico-realizado-em-cubatao-e-anulado/267580891

Informações relacionadas

PCI Concursos
Notíciashá 13 anos

Classificação final do Concurso nº 001/2010 da Prefeitura de Cubatão - SP

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Wesley Ribeiro
8 anos atrás

Essa Posição eu estava querendo que fosse tomado pelos juízes daqui de Brasília, quando houve o concurso para Conselheiro Tutelar deste ano. Houve várias falcatruas. várias impropriedades, pessoas foram lesadas, analise de documentos foram feitos por pessoas que também não tinham a menor qualificação para tal, não respeitaram o tempo de muitas questões de etapas, foi trucado.
Forma mais de 150 pedidos de intervenção Do Ministério Público, mas não deu certo. Mas isso é bom para vermos que nível estão não só os magistrados como as bancas examinadoras, dizendo que eles não estão acima da justiça. Valeu continuar lendo