Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado casal acusado de extorquir padre Julio Lancellotti

    há 13 anos

    A 25ª Vara Criminal da Barra Funda condenou, nesta segunda-feira (23) Anderson Marcos Batista e Conceição Eletério a sete anos e três meses de reclusão pelo crime de extorsão.

    Segundo a denúncia, em janeiro de 2011 o casal Anderson Marcos Batista e Conceição Eletério ameaçaram o padre Júlio Lancellotti com denúncias falsas de pedofilia para obter vantagem financeira indevida. A conduta causou ao religioso sofrimento físico e mental, com o fim de provocar ação de natureza criminosa, ou seja, a entrega de dinheiro de forma constante, interminável, atormentando diariamente ofendido.

    Em juízo os acusados negaram a autoria. Segundo a versão dos acusados, tudo seria uma represália por parte do Padre Júlio, que teria oferecido R$ 200 mil a Anderson para dar uma entrevista desmentindo o caso homossexual entre eles. Conceição negou ter telefonado ao sacerdote pedindo-lhe qualquer ajuda.

    O padre alegou que, logo após a última extorsão, comunicou os fatos à polícia. O delegado esteve no local e pediu as imagens da câmera de segurança do prédio em frente. Em julgamento, a autoridade policial confirmou as informações do padre Julio e destacou que, no resultado de suas investigações, ficou claro que a vítima teria sofrido a extorsão e toda a depressão psicológica decorrente dos fatos.

    Para o juiz Eduardo Crescenti Abdalla, não há razão para duvidar-se da palavra da vítima que apesar de conhecer os acusados, em razão de todo o trabalho social anteriormente realizado e também por sua condição como sacerdote e como atuante membro de entidades de cunho social, não teria qualquer razão para prejudicá-los da forma alegada por eles. A absolvição anterior dos acusados envolvendo a mesma vítima não guarda relação com os fatos desses autos, praticados em período diverso. Respondem, assim, por um delito de extorsão, em sua forma continuada, iniciado com o telefonema de Conceição, seguido pela abordagem direta do marido Anderson, concluiu o magistrado.

    Conceição, por comparecer espontaneamente em Juízo poderá recorrer do julgamento em liberdade. Anderson, que permaneceu preso durante todo o procedimento por ainda ter presentes os motivos que levaram à decretação de sua prisão preventiva, teve o pedido negado.

    Processo nº 050.11.0064.79-8

    Assessoria de Imprensa TJSP AG (texto) / AC (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3716
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3924
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-casal-acusado-de-extorquir-padre-julio-lancellotti/2699520

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 16 anos

    Justiça absolve acusados de extorquir padre Júlio Lancelotti

    Relatório Final - TJSP - Ação Denunciação Caluniosa - Inquérito Policial

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 16 anos

    Acusados de extorquir padre Lancelotti são absolvidos em SP

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    Condenado casal acusado de extorquir padre Júlio Lancellotti

    Petição - Ação Responsabilidade Civil contra Eldorado Water Park

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)