Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado por formação de quadrilha e roubo tem processo anulado pela 1ª Turma do STF

    há 16 anos

    Condenado por formação de quadrilha e roubo tem processo anulado pela 1ª Turma do STF

    Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anularam a condenação e o processo desde a fase de instrução, contra E.B., denunciado e condenado, juntamente com outros co-réus, pela prática de formação de quadrilha e roubo em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo. A decisão foi tomada no Habeas Corpus (HC) 94034 .

    De acordo com a relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, a condenação de E.B. se baseou na delação de um co-réu feita à autoridade policial. As delações, nesse caso, foram decisivas para a condenação. Não se indicou outra prova conclusiva que pudesse levar à responsabilidade penal do paciente [acusado], disse a relatora, frisando, porém, que o co-réu não reafirmou, em juízo, o que disse inicialmente à polícia.

    Se, de acordo com a própria jurisprudência do STF, a delação não passa de um indício, a prestabilidade é muito menor quando é feita na fase policial, e depois retratada em juízo, como no caso, explicou a relatora.

    Por essa razão, a ministra concluiu que realmente se impõe a anulação, conforme pedido pela defesa. As delações dos co-réus são indícios frágeis, mais ainda quando são retratadas em juízo, frisou. Como não houve acréscimo de novas provas, a ministra votou pela anulação, desde a fase de instrução incluída a condenação, do processo criminal contra E.B.

    Para o ministro Março Aurélio, E.G. deveria, na verdade, ser absolvido, tendo em vista a nulidade da prova fundamental que acabou levando à sua condenação.

    MB /LF //EH

    Processos relacionados STF: HC 94034
    • Publicações30562
    • Seguidores629130
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-por-formacao-de-quadrilha-e-roubo-tem-processo-anulado-pela-1-turma-do-stf/21905

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Sete perguntas interessantes sobre o roubo circunstanciado pelo emprego de arma (art. 157, § 2º, I, do Código Penal)

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Condenação penal por roubo prescrita não anula idoneidade moral

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 10 anos

    Jovem que passou quase dez anos preso é absolvido em revisão criminal movida pela Defensoria Pública de SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)