Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Condomínio pode ser equiparado à microempresa

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Macedo: prejuízos podem ser evitados se simplificarem regras para o funcionamento dos condomínios. O deputado Márcio Macedo (PT-SE) apresentou o Projeto de Lei Complementar 133/12, que equipara o condomínio edilício, relativo a edifícios e casas (compartilhando terreno comum), à microempresa para aplicação de tratamento diferenciado e vantagens legais relativas às normas tributárias, administrativas, trabalhistas e previdenciárias.

    Márcio Macedo explica que o projeto parte do fato de que os atuais condomínios funcionam como pequenas empresas, contratando empregados, celebrando contratos para garantir seu funcionamento, prestando serviço específico para os fins com que foram instituídos.

    O projeto abrange tanto condomínios residenciais como comerciais. O Código Civil (Lei 10.406/02 ) considera condomínio edilício todo conjunto de edificações caracterizado pela existência de partes exclusivas e partes comuns. No caso de um prédio residencial as partes exclusivas seriam os apartamentos e as comuns os elevadores, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, por exemplo.

    Consta no Código Civil também a figura do condomínio comum, que é aquele formado por diversos proprietários com o bem em comum, sem individualizações. São exemplos de condomínios comuns a herança de bem indivisível para várias pessoas; e o condomínio em face de separação judicial ou divórcio em relação ao patrimônio indivisível do casal. O projeto, no entanto, trata apenas do condomínio edilício, que é o existente nas grandes cidades.

    Solução inovadora

    Segundo Márcio Macedo, a proposta representa uma solução inovadora para os conflitos que os condomínios enfrentam no cotidiano. Ela permite ao condomínio constituir-se como empresa especial, merecedora de tratamento diferenciado e benéfico.

    O autor do projeto destaca que os condomínios têm muita importância na organização da vida dos brasileiros que moram nas grandes cidades. Cada vez mais a complexidade da legislação a que se submetem faz com que surjam problemas que afetam todos os moradores, causando muitos prejuízos que poderiam ser evitados se se simplificassem algumas regras a eles impostas, diminuindo a burocracia e dando algumas benesses legais para sua organização e funcionamento, assinalou Macedo.

    O projeto acrescenta um artigo e um novo parágrafo ao artigo 70 do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06 ).

    Tramitação

    O projeto tramita em conjunto com o PLP 399/08 , que inclui como beneficiárias do Simples Nacional as empresas de prestação de serviços de arquitetura e agronomia. De autoria do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), o projeto é analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania; antes de ser votado pelo Plenário.

    Íntegra da proposta: PLP-399/2008

    PLP-133/2012

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-pode-ser-equiparado-a-microempresa/3072231

    Informações relacionadas

    Higor Gomes da Silva, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Execução de Cotas Condominiais no Juizado Especial

    Suzana Luiza Moura Martinez, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Sustentabilidade e Condomínios: Aspectos Jurídicos de Práticas Ambientalmente Responsáveis

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Recurso Inominado Cível: RI XXXXX-83.2022.8.09.0051 GOIÂNIA

    Mayara Silva, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Tributação dos Condomínios

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    É tempestivo o recurso interposto antes do termo inicial do prazo, no NCPC?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)