Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Confira a prorgrmação da TV Justiça para o fim de semana

    há 12 anos

    Sinhá Moça em destaque da sessão cinemateca

    O filme Sinhá Moça está em cartaz na Sessão Cinemateca desta semana. Um clássico da Companhia Vera Cruz, lançado em 1953 e consagrado internacionalmente em Veneza (Leão de Bronze), em Berlim (urso de Prata), em Punta Del Leste (Láurea de Ocic) e em Havana (Melhor Filme do Ano Sobre Tema Social).

    A história se passa em 1886, dois anos antes da promulgação da Lei Áurea, numa pequena vila do interior paulista, Araruna. Conta a história de amor de Sinhá Moça, filha do coronel Ferreira. Conhecido como barão de Araruna, trata-se de um homem áspero que impunha o seu direito acima de qualquer outro, considerando os escravos como animais de serviço.

    A bela Sinhá Moça, com ideais abolicionistas, era o único abrandamento na vida dos escravos do barão, que não hesitava em levar os negros para o tronco, fossem eles homens, mulheres ou crianças. O filme retrata a luta dos abolicionistas para encerrar o vergonhoso período de trezentos anos de escravidão no Brasil.

    Também ressalta a importância da imprensa na divulgação das ideias abolicionistas. Confira Sinhá Moça na Sessão Cinemateca desta sexta-feira, às 21h. Horário alternativo: domingo, 18h30.

    Repórter Justiça fala da importância dos primeiros socorros

    Um acidente em uma estrada. Uma pessoa se sentindo mal no meio da rua. Como agir em situações como essas? Somos obrigados a prestar socorro? No Brasil, o tema é regido por leis que preveem penalidades para quem comete a omissão. No artigo 135 do Código Penal, por exemplo, quem se negar a socorrer alguém pode pegar de um a seis meses de detenção. Já o Código de Trânsito determina uma pena mais rígida: de seis meses a um ano de prisão. Mas como podemos ajudar alguém da maneira correta e sem agravar ainda mais o estado da vítima?

    No Repórter Justiça desta semana você vai conhecer as profissões que são obrigadas a atender pessoas em risco como os bombeiros e profissionais da saúde. Elas respondem não só pela omissão de socorro. Elas respondem pelo próprio crime mais grave. O bombeiro que não socorre alguém e essa pessoa vem a morrer, o bombeiro vai responder por homicídio, explica o advogado Cleber Lopes.

    O Repórter Justiça mostra o trabalho do Corpo de Bombeiros e do Samu. Cada um deles tem uma função diferente, mas na maioria dos casos o trabalho é conjunto. Veja como é feito o atendimento por telefone e como são dadas as orientações para quem está do outro lado da linha tentando socorrer alguém. Vamos mostrar também a dedicação dos brigadistas. Eles estão sempre preparados para auxiliar, prestar socorro e até mesmo apagar incêndios.

    O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quinta, às 18h; sexta, às 10h30 e no youtube ( www.youtube.com./reporterjustica ).

    Responsabilidade ambiental em debate no Academia

    Nesta semana, o programa Academia, da TV Justiça, destaca o estudo de Margareth Michels Bilhalva, mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O tema do estudo é Responsabilidade Ambiental - uma perspectiva ética para aplicação em Políticas Públicas.

    A dissertação analisa como a questão da responsabilidade ambiental, vista de uma perspectiva ética, pode influenciar políticas públicas. O trabalho desenvolve-se em partes articuladas, desde a análise teórica do que se entende por perspectiva ética, tendo como paradigma a contribuição de Hans Jonas, até a repercussão dessa perspectiva no quadro do estado democrático de Direito Ambiental, explicou a mestre.

    O programa Academia recebe os convidadas Cristina de Souza Aguiar, mestre em Direito Público, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); e Gabrielle Kolling, especialista em Direito Sanitário e mestre em Direito Público, também pela Unisinos. Destaque também para a bibliografia utilizada no estudo para as publicações de teses e dissertações que estão chegando ao mercado editorial.

    O programa Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horários alternativos: terça-feira, 11h; sexta-feira, 09h.

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-a-prorgrmacao-da-tv-justica-para-o-fim-de-semana/3073287

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)