Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conselheira Isabel Nabuco é a nova presidente do TCE/SE

    A importância da mulher está cada vez mais evidente no país e, agora, também em Sergipe. Em 40 anos, é a primeira vez que o Tribunal de Contas de Estado de Sergipe (TCE/SE) passa a ser comandado por uma representante feminina. Foi assim, numa solenidade bastante prestigiada, que a conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila passou à presidência da Corte de Contas sergipana.

    Na ocasião, os conselheiros Carlos Alberto Sobral de Souza e Reinaldo Moura, complementaram a mesa diretora ao tomarem posse como vice-presidente e Corregedor Geral, respectivamente.

    Durante a solenidade de posse, prestigiada por autoridades sergipanas e de outros Estados no decorrer da tarde desta terça-feira, dia 1º, o conselheiro e então presidente Reinaldo Moura Ferreira, atribuiu em seu discurso, palavras de reconhecimento às equipes que lhe cercaram durante o biênio 2009/2011 enquanto esteve à frente do TCE de Sergipe. Ainda na oportunidade, Reinaldo Moura pontuou algumas de suas principais ações, demonstrando projetos realizados, objetivos traçados e metas que poderão ser atingidas no futuro, com ações continuadas da futura presidência do órgão.

    “Nenhuma área da atividade pública pode ser indiferente às demandas e as perguntas que a sociedade produz, e que para elas exige satisfação e respostas convincentes. Os Tribunais não estão imunes a essas exigências, até porque, é justamente através delas que a democracia se processa com maior amplitude”, colocou Reinaldo Moura Ferreira que passa ser Corregedor-Geral da Corte de Contas.

    Ao representar o colegiado, o conselheiro Carlos Pinna de Assis pontuou méritos da nova gestão do TCE de Sergipe. “O quadro da história em que Isabel Nabuco assume neste Tribunal é a valorização já tardia da mulher em todas suas esferas e competências – que, por sua vez, têm feito a diferença, otimizando os recursos. Isabel Nabuco possui um passado que a credencia ao que hoje adorna sua biografia”, considerou Carlos Pinna.

    Ainda em seu discurso, que representou o anseio de todo o colegiado, o conselheiro comentou: “Com sua predisposição de trabalho, a capacidade de gestão será ainda mais reconhecida, vislumbrando ações administrativas com toques e remate de sua experiência, como inovação de métodos e aquisição de equipamentos; tudo poderá ser feito com elegância cuidadosa. Aos elementos objetivos ao patrimônio funcional da nova presidente agregam circunstâncias muito positivas a uma gestão alvissareira”.

    O procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE, João Augusto Bandeira de Mello, reiterou os méritos de Maria Isabel Nabuco D'Ávila enquanto gestora pública, mas também evidenciou e não deixou despercebido as ações realizadas no último biênio por Reinaldo Moura Ferreira.

    “Minha missão é falar da gestão que ora se finda, e da gestão que ora se inicia. Muito obrigado por ter aproveitado a conjuntura positiva do país e da própria Corte, e, de forma prática e objetiva, ter promovido, junto com sua equipe, uma verdadeira revolução neste Tribunal de Contas. Uma verdadeira revolução democrática, pois posso dizer, sem medo nenhum de errar, que nestes quase nove anos de experiência na Corte sergipana, nunca houve tanto diálogo interno e externo como na gestão de Vossa Excelência [Reinaldo Moura]”, pontuou.

    À protagonista da noite, Bandeira de Mello se posicionou confiante e se mostrou receptivo aos novos passos do Tribunal. “Estamos ao seu lado, para esta que promete ser mais uma gestão marcante e vitoriosa no âmbito deste Tribunal. Todas as qualidades femininas serão de forma relevante desafiadas nesta gestão, e sua vitória como mãe, esposa, avó certamente será espraiada por esta Corte”, direcionou o procurador Bandeira de Mello à conselheira-presidente, Maria Isabel Nabuco D'Ávila.

    A presidente do novo biênio que se inicia no TCE/SE reconheceu as conquistas recentes e se disse honrada pelo momento vivenciado. “Após a deputada Angélica Guimarães assumir a chefia da legislativo, represento um importante passo da mulher. Sinto-me feliz e honrada. As primeiras palavras são para as mulheres, minha homenagem e saudação inicial, fazendo de Angélica Guimarães e Eliane Aquino as representantes das demais aqui presentes”, pontuou, reforçando que o trabalho de Reinaldo Moura Ferreira em ter aproximado o órgão da sociedade foi de fundamental importância para os próximos passos da Corte de Contas.

    Meta síntese

    De acordo com a conselheira-presidente, Isabel Nabuco, sua gestão se pautará em fazer do Tribunal de Contas o braço da cidadania, bem como no acompanhamento da atuação dos gestores e no combate à corrupção. “Almejo ver o TC realizando justas cobranças, fiscalização do uso do dinheiro público para que seus atos, ações e decisões sejam efetivamente transparentes. Desejo que os processos sejam eletrônicos para que o cidadão acompanhe diretamente e com mais facilidade o que ocorre internamente. Esta é a meta síntese da nova gestão, que confio no apoio dos meus pares”, discursou, remetendo à criação e implementação de uma Diretoria de Controle interno de obras e serviços.

    Presenças

    Além do governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, também compuseram a mesa da solenidade de posse, o senador Eduardo Amorim, o auditor Luiz Augusto Ribeiro, os conselheiros Clóvis Barbosa de Melo, Carlos Pinna de Assis, Carlos Alberto Sobral de Souza e Ulices Andrade; o procurador especial do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello; o presidente do Tribunal de Justiça, José Alves Neto; a desembargadora Maria Cristina Foz Mendonça, representando o Ministério Público Estadual; o vereador Evando Franca representando a Câmara Municipal de Aracaju; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Mendonça.

    Conselheiros aposentados, Heráclito Guimarães e Antônio Manoel, prestigiaram a ocasião, bem como demais auditores do órgão, procuradores e subprocuradores, prefeitos, deputados e secretários.

    • Publicações2007
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações204
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheira-isabel-nabuco-e-a-nova-presidente-do-tce-se/2590181

    Informações relacionadas

    CJF presta homenagem à primeira juíza federal do Brasil*

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)