Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024

Constelação Familiar vem ganhando espaço no âmbito dos Juizados.

Constelação Familiar e Direito Sistêmico

Publicado por Karina Tinoco
há 2 anos

Vem ganhando espaço no âmbito dos juizados de família e sucessões a adoção de outras técnicas de solução de conflitos, como a constelação familiar, que deu origem ao Direito Sistêmico.

A Constelação familiar consiste na representação das partes e membros das respectivas famílias envolvidos no conflito por outras pessoas, chamadas constelações em grupo ou "psicodrama" (por moreno).

Trata-se de um método de abordagem que procura chegar à origem das desavenças. Uma técnica psicoterapêutica com o propósito de devolver o conflito aos seus autores para que removam algumas camadas e encontrem uma solução efetiva e permanente, restabelecendo a paz familiar.

De um modo geral, as sessões de constelação são coletivas, para as quais são convidadas a participar as partes de vários processos. A participação é voluntária. Depois da explanação sobre o propósito da dinâmica, as partes são convidadas a participar. Elas indicam entre os presentes quem vai representar os papéis de cada um de seus familiares. Os participantes começam a interagir e acabam desvendando a motivação que deu ensejo à controvérsia.

A audiência conciliatória é realizada posteriormente, chegando-se à solução da demanda em índices muito expressivos.

O Direito Sistêmico tem fundamento e origem na constelação familiar. Foi introduzido no Brasil pelo magistrado Sami Storch, ao observar as chamadas leis sistêmicas que regem as relações.

O Direito Sistêmico vê as partes em conflito como membros de um mesmo sistema, ao mesmo tempo em que vê cada uma delas vinculadas a outros sistemas dos quais simultaneamente façam parte (família, categoria profissional, etnia, religião etc) e busca encontrar a solução que, considerando todo esse contexto, traga maior equilíbrio, harmonia.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito de Família e Sucessões/ Direito Sistêmico. Consteladora
  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/constelacao-familiar-vem-ganhando-espaco-no-ambito-dos-juizados/1628957145

Informações relacionadas

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 4 anos

Pensão alimentícia compensatória: o conteúdo econômico invisível do trabalho doméstico

Custódio & Goes Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

O que é constelação familiar?

Constelação Familiar no Judiciário:

Caelen Barros, Advogado
Artigoshá 7 meses

A problemática da constelação familiar sistêmica no âmbito das Varas de Família

OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
Notíciashá 7 anos

Constelações Familiares Aplicadas à Advocacia é o tema da primeira aula da Semana da Constelação Familiar na ESA/RS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)