Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Constituição de 88: os princípios da República e a atuação do País no cenário internacional

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Em comemoração aos 30 anos da Constituição de 88, a Rádio Câmara preparou uma série de reportagens sobre todo o texto constitucional. As principais conquistas, os desafios de implementação e o que mudou de lá para cá. Esta primeira reportagem, em cinco capítulos, trata dos títulos 1 e 2 da Carta Magna.

    1 - Objetivos da República são a construção de uma sociedade livre, justa e solidária




    O princípio da dignidade da pessoa humana é o mais importante da Constituição de 88. Decorrente desse princípio, entre os objetivos da República estão a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção do bem de todos; sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou outras formas de discriminação.


    2 - Direitos individuais se baseiam na igualdade e na liberdade








    Os direitos individuais dos cidadãos inscritos na Constituição de 88 estão baseados em conceitos como igualdade e liberdade. Ao longo do tempo, um ou outro têm maior peso conforme as forças que atuam na sociedade. Um exemplo é a liberdade de expressão, que serviu de base para julgamentos do Supremo Tribunal Federal nos últimos anos. Os títulos 1 e 2 da Constituição de 88 são o tema desta Reportagem Especial.


    3 - Direitos dos réus são definidos pela Constituição








    O debate sobre a prisão após sentença de segunda instância, que gerou bastante polêmica no meio jurídico, faz parte dos incisos da Constituição de 88 que tratam dos direitos de acusados pelo sistema judicial. Nesta seção da Carta, também foi definido que o racismo é um crime inafiançável. Mas será que esse dispositivo é aplicado? Os títulos 1 e 2 da Constituição de 88 são o tema desta Reportagem Especial.


    4 - Os direitos sociais dos cidadãos brasileiros e o papel do Estado na proteção social








    O estado de bem-estar social brasileiro está desenhado nos artigos sexto e setimo da Constituição de 88. Para os especialistas, é sobre estes artigos que incidem boa parte das discussões atuais relativas ao papel do estado no custeio da proteção social. Alguns apontam que a recente Reforma Trabalhista é um indício da tentativa de alterar algumas garantias. Os títulos 1 e 2 da Constituição de 88 são o tema desta Reportagem Especial.


    5 -
    As emendas constitucionais aprovadas para os primeiros títulos da Constituição







    Cláusula de barreira para partidos políticos. Fim das coligações nas eleições legislativas. Estas são algumas das últimas alterações feitas nos primeiros títulos da constituição de 88 por meio de emendas constitucionais.


    Confira e baixe a reportagem completa


    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268404
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/constituicao-de-88-os-principios-da-republica-e-a-atuacao-do-pais-no-cenario-internacional/600369939

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)