Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Contrato de namoro

Entenda a importância e os efeitos jurídicos desse tipo de contrato que tem se tornado cada vez mais comum entre os casais

Publicado por Simone Beck
ano passado


Um contrato de namoro, embora não seja formalmente reconhecido pela legislação – e não pareça muito romântico – pode servir como ótimo instrumento de planejamento financeiro.

A procura por esse tipo de documento aumentou muito nos últimos 2 anos, com a pandemia do coronavírus, tendo em vista que muitos casais decidiram morar juntos, porém sem a intenção de configurar uma união estável e, em consequência, ter que partilhar os bens constituídos durante a união.

Para se configurar uma união estável não é preciso um prazo mínimo de convivência, e os critérios previstos na lei são bastante subjetivos.

É justamente com o objetivo de eliminar “entrelinhas” e interpretações que os especialistas indicam a celebração de um contrato de namoro, uma vez que o grande objetivo desse tipo de documento é descaracterizar a união estável.

CONTRATO DE NAMORO X UNIÃO ESTÁVEL

A principal diferença entre o contrato de namoro e a união estável encontra-se no fato de que, a segunda tem como principal característica constituir família. O contrato de namoro visa apenas assegurar os bens materiais das partes.

Em uma união estável sem reconhecimento formal, o entendimento jurídico é que o casal vive em comunhão parcial de bens. Isso significa que, em caso de separação, cada parceiro leva consigo todos os bens adquiridos antes do relacionamento mais a metade daquilo que foi construído enquanto a união durou.

Em casos de falecimento, o parceiro em união estável seria um dos herdeiros e teria direito também ao patrimônio que foi adquirido pelo companheiro antes da relação.

O outro lado também existe: se um dos parceiros se endividar enquanto vive uma união estável, os bens do outro podem acabar em risco também.

Nada disso acontece em um namoro. Durante o namoro, o entendimento jurídico é que cada um está construindo seu patrimônio (e suas dívidas) de maneira independente.

E aí? Se interessou em fazer um contrato de namoro? Procure um advogado especialista que lhe dará todas as orientações.


  • Sobre o autor Advocacia especializada em direito de família e sucessões
  • Publicações15
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-namoro/1684999737

Informações relacionadas

Josue Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Contrato de Namoro

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Contrato de Namoro

Petição Inicial - TRT09 - Ação Contrarrazões de Agravo de Petição - Atsum - contra Zamp

Sauria Salomão, Advogado
Modeloshá 5 anos

Embargos à ação monitória.

Artigoshá 4 anos

Contrato de Namoro - o que você deve saber

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)