Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria Geral da Justiça realiza correição em Presidente Prudente e região

    há 7 anos

    Corregedor e equipe visitaram fórum e penitenciárias.

    O corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e sua equipe de juízes assessores e de servidores do GtJud, estiveram na região de Presidente Prudente entre os dias 3 e 7/7 para a realização de correição geral ordinária nas comarcas das 27ª Circunscrição Judiciária (Presidente Prudente) e 28º Circunscrição Judiciária (Presidente Venceslau).

    As atividades tiveram início com a visita do corregedor à sede da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), onde conheceu o Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), as salas de audiências de custódia e o local que abrigará a Sala de Capacitação.

    Em seguida, dirigiu-se ao fórum de Presidente Prudente e, após conceder entrevista à imprensa local, visitou as futuras instalações da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que atenderá das 1ª a 5ª Varas Cíveis da Comarca. Recebeu o presidente da subseção local da OAB SP e, após, se reuniu com magistrados no salão do júri para falar sobre os trabalhos e discutir temas de interesse do Judiciário.

    Ao iniciar a reunião no Plenário do Tribunal do Júri o desembargador Pereira Calças saudou o coordenador da 27ª CJ, desembargador Spencer Almeida Ferreira, agradecendo a gentileza pela recepção e acompanhamento durante os trabalhos correcionais, que se estenderiam por toda a semana. Depois, cumprimentou formalmente o juiz coordenador da 5ª RAJ e diretor do Fórum da Comarca de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla, destacando os longos anos que o magistrado se dedica à circunscrição de Presidente Prudente e o competente e dedicado trabalho em prol do Poder Judiciário.

    Na sequência, cumprimentou cada um dos magistrados da região que participaram da instalação dos trabalhos, apresentando, em seguida, os juízes assessores que o acompanhavam. “O escopo da correição geral ordinária é o de melhorar a gestão das nossas unidades judiciais para que possamos cumprir com nosso dever institucional”, disse o desembargador. Ele explicou que os trabalhos realizados buscam não somente apurar possíveis erros, mas receber sugestões para colher ideias, colaborar e orientar, com o auxílio da equipe de 24 servidores da CGJ, que os acompanham. O desembargador Spencer Almeida Ferreira saudou o corregedor-geral e sua equipe e afirmou a importância da realização da correição geral na região, destacando a grande extensão territorial, o elevado número de comarcas e de unidades prisionais que estão localizadas na 5ª RAJ.

    Os juízes assessores fizeram uso da palavra abordando diversos temas, como as principais iniciativas na área criminal, enfatizando as rotinas e procedimentos das audiências de custódia; o Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas da Corregedoria (Numopede), que identifica fraudes e o uso predatório da jurisdição; as UPJs, conhecidas como “Cartório do Futuro”, que foram criadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para modernizar a prestação jurisdicional oferecida à população; e a expansão para o Interior do Portal de Custas.

    Explanaram também sobre as ações da CGJ em prol de crianças e adolescentes abrigados, em especial aqueles com remotas chances de adoção; as iniciativas da Corregedoria na área da Infância e Juventude, com destaque para as campanhas de incentivo à adoção tardia e o projeto de uniformização e informatização do cadastro de adoção no Estado e iniciativas como a Plataforma de Aprendizado no Ambiente Digital e o Grupo de Apoio Técnico para decisões na área da Saúde.

    Acompanharam o corregedor os juízes assessores Airton Pinheiro de Castro, Ana Rita de Figueiredo Nery, André Carvalho e Silva de Almeida, Benedito Roberto Garcia Pozzer, Fabio Coimbra Junqueira, Leandro Galluzzi dos Santos, Rodrigo Marzola Colombini, Silvana Malandrino Mollo, Carlos Henrique André Lisboa e Paula Lopes Gomes.

    Prestigiaram a reunião de trabalho os juízes Fernando Florido Marcondes, Eduardo Gesse, Carlos Eduardo Lombardi Castilho, Silas Silva Santos, Leandro Mazzilli Marcondes, Sergio Elorza Barboza se Moraes; Emerson Ueocka; Jose Wagner Parrão Molina; Michel Feres; Flavia Alves Medeiros; Darci Lopes Beraldo; Fabio Mendes Ferreira e Sizara Corralde Arêa Leão Muniz Andrade.Também recepcionaram o corregedor os juízes Adriano Camargo Patussi, Flavio Augusto Reinert, Francisco Jose Dias Gomes, Guilherme de Siqueira Pastore, Marcel Pangone Guerra, Patrícia Erica Luna da Silva, Vandickson Soares Emidio, Vinicius PerettiGiongo, Marcela Papa Paes, Monica Tucunduva Spera Manfio, Luiz Augusto Esteves de Mello, Fabio Alexandre Marinelli Sola, Daiane Thais Souto Oliva de Souza, Deyvison Hebert dos Reis, Gabriel Medeiros, Gina Fonseca Correa, Larissa Cerqueira de Oliveira, Leda Maria Sperandio Furlanetti, Lucas Campos de Souza e Rodrigo Antonio Franzini Tanamati.

    Além de Presidente Prudente, durante a semana foram objeto de correição as comarcas de Iepê, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Rancharia e Regente Feijó (integrantes da 27ª CJ – Presidente Prudente), bem como Mirante do Paranapanema, Rosana, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio (integrantes da 28ª CJ – Presidente Venceslau).

    O corregedor visitou também o Centro de Readaptação Penitenciária Dr. José Ismael Pedrosa (RDD), de Presidente Bernardes, e a Penitenciária I – Dr. Zwinglio Ferreira, de Presidente Venceslau, estabelecimento que leva o nome do pai do desembargador Spencer Almeida Ferreira. Na ocasião, o desembargador Spencer Almeida Ferreira, que durante muitos anos de sua juventude residiu com seus pais na casa do diretor da penitenciária, recebeu tocante homenagem dos dirigentes e funcionários da unidade prisional.

    Na sexta-feira, Pereira Calças se reuniu com o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, que é promotor de Justiça, oportunidade em que foram debatidos métodos de maior eficiência na cobrança da dívida ativa da municipalidade. Em seguida, proferiu palestra para os servidores judiciais no salão do júri do fórum, com o tema “Os desafios do Poder Judiciário Bandeirante no século XXI”. Mais tarde, concedeu entrevista ao vivo para a TV Fronteira, afiliada da Rede Globo na região.

    *Com informações da 5ª RAJ.

    Comunicação Social TJSP – AM (texto) / Equipe 5ª RAJ (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3735
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1095
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-geral-da-justica-realiza-correicao-em-presidente-prudente-e-regiao/476996238

    Informações relacionadas

    Pericles Bezerra, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de reintegração de posse com pedido de liminar

    Luciana Sidou, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    A ação de reintegração de posse e seus requisitos fundamentais

    Fiama Souza, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O que é reintegração de posse?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    O parentesco por afinidade se extingue com a resolução do casamento? - Anna Márcia Carvalheiro Biz

    Isa Daiane Batista, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    O método psicoterapêutico da Constelação Familiar aplicado ao direito brasileiro como forma alternativa de resolução de conflitos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)