Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cortar cauda de cães virou crime e ato será investigado pelo MP

    O Ministério Público vai investigar denúncias de mutilação de animais, como o corte de caudas de cães. No último mês, após recomendação do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano (GECAP) do Ministério Público de São Paulo, o Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou uma resolução proibindo a caudectomia - cirurgia de corte parcial ou total da cauda de cães.

    Com a edição da Resolução CFMV nº 1027, o artigo 7º ficou com a seguinte redação "São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: caudectomia, conchectomia e cordectomia em cães e onicectomia em felinos". Dessa forma, clínicas, veterinários e até os donos dos cães que optarem pelo corte do rabo do animal, poderão responder a processo criminal, como explica a promotora de Justiça de São Paulo e diretora da Abrampa, Vania Maria Tuglio:

    A coluna vertebral do cão continua até a ponta do rabo. A mutilação traz uma série de problemas que vão desde perda de equilíbrio e da capacidade do animal se manifestar até a possibilidade de uma infecção com risco de morte para o animal! Agora, felizmente, isso está proibido pelo CFMV. E se identificarmos este tipo de procedimento, os responsáveis irão responder criminalmente por ele, pontua Vania.

    A promotora ainda lembra que as pessoas que quiserem denunciar podem fazer isso entrando em contato com o CFMV ( http://www.cfmv.org.br/ ) e também com o Ministério Público. O corte da cauda é um ato criminoso e cruel e deve ser combatido.

    Informações à Imprensa

    Knowledge Media - KM

    DaniKlein

    (27)

    • Publicações3784
    • Seguidores329054
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1064
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cortar-cauda-de-caes-virou-crime-e-ato-sera-investigado-pelo-mp/100600185

    Informações relacionadas

    Rafael Costa, Advogado
    Notíciashá 11 anos

    Resolução 1.027/2013 do CFMV - Proíbe que orelhas e rabo de cães sejam cortadas e unhas de gatos retiradas

    Petição - TJDF - Ação Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Genético - Inquérito Policial - de Policia Civil do Distrito Federal

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    TJDFT - Justiça nega indenização por erro em cirurgia para que cão parecesse mais feroz

    Washington Martins Carvalho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Pedido de Cumprimento de Sentença Definitiva que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    1.1.Classificações dos Animais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)