Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Covid-19: mãe não pode impedir filho de visitar pai em outro Estado

Disponível em: https://www.reisealberge.com/single-post/covid-19-m%C3%A3e-n%C3%A3o-pode-impedir-filho-de-visitar-pai-em-outro-estado

Publicado por Mayara Santin
há 2 anos

Em ação de divórcio, os genitores firmaram acordo no sentido de que a criança, durante o período de férias, ficaria com o pai em Curitiba/PR, onde ele reside. Ocorre que a mãe, que mora em Sergipe/SE, começou a dar indícios de que o combinado não seria possível, em face da situação da pandemia, motivo pelo qual o pai ajuizou o cumprimento de sentença.

O juízo de origem determinou que a mãe cumpra integralmente o acordo firmado. Desta decisão, ela recorreu e alegou que a criança teria que enfrentar aeroportos lotados durante época de alta estação.

O relator do agravo de instrumento, desembargador José dos Anjos, pontuou:

"Não nos afastando da questão da crise sanitária mundial, o fato é que na atual situação pandêmica, já se permite uma mitigação dos efeitos relacionados à restrição do convívio social, e, em especial, do direito de visitas, sobretudo em se considerando a taxa de vacinados no país bem como a queda no número de mortes e de casos graves."

Conforme afirmou o magistrado, o momento de crise não pode impedir o contato da criança com o pai, cabendo ao Poder Judiciário adotar a medida que melhor se adeque à saúde e interesse do menor.

"O fato é que é preciso ter em mira que, mais do que um direito do pai, a visitação é um direito da criança que deve receber atenções e o carinho de ambos os genitores, não havendo justificativa para que não seja preservado o direito de visita paterno quando o mesmo se dispõe, de forma livre e espontânea, em cuidar de seu filho durante o período almejado e, frise-se, já acordado."

O relator também registrou que o menor deve ser poupado de disputas nada edificantes, devendo o casal litigante ter a sensibilidade para colocar os interesses da criança acima dos seus próprios, "pois o amor que devotam ao pequeno não deve ser egoísta a ponto de restringir um direito paterno".

"Ademais, como demonstrado nos autos, ao menos em sede de cognição sumária, o genitor vem se esforçando em manter o contato com seu filho e, desde o início da pandemia, não obteve o direito de tê-lo em sua companhia na cidade onde mora, justamente em atenção ao afastamento que exigia o isolamento social."

Assim sendo, manteve a decisão agravada.

Os advogados Guilherme Alberge Reis e Mayara Santin Ribeiro, membros do escritório Reis & Alberge Advogados, atuam na causa pelo pai.

Disponível em ( https://www.migalhas.com.br/quentes/355447/covid-19-mae-nao-pode-impedir-filho-de-visitar-pai-em-out....

  • Publicações13
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/covid-19-mae-nao-pode-impedir-filho-de-visitar-pai-em-outro-estado/1554366761

Informações relacionadas

Jéssica Queiroz, Advogado
Artigosano passado

Nem sempre o pai é o vilão

Marina Riger, Advogado
Artigosano passado

O pai ameaça tirar a guarda do meu filho, e agora?

Alyne Cunha, Advogado
Artigoshá 3 anos

A importância da presença do pai na vida de uma criança

Renan Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Sou a mãe, como conseguir a guarda unilateral do meu filho?

Natalia Terra, Advogado
Artigoshá 3 anos

Você comete esses erros na hora de conversar com o pai do seu filho?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)