Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Créditos trabalhistas de falecido são pagos apenas a dependentes habilitados

    Publicado por Justilex
    há 18 anos

    Conforme determina a Lei 6.858/80, somente aos dependentes ou sucessores habilitados perante a Previdência Social poderá ser pago o crédito trabalhista não recebido em vida pelo empregado. Desta forma, em caso de falecimento, os valores devidos ao ex-empregado serão pagos em cotas iguais aos dependentes habilitados, independentemente da abertura de inventário. O entendimento baseou a decisão da 1ª Turma do TRT-10ª Região, que deu provimento ao recurso da Umuarama Construções Terraplenagem e Pavimentação Ltda. por entender que a inventariante do espólio de ex-empregado e sua filha não comprovaram dependência perante a Previdência Social para fazerem jus ao recebimento de suas cotas-parte do crédito trabalhista correspondente.

    A sentença da Vara do Trabalho de Araguaína (TO) foi favorável ao pedido do espólio por entender que, ao não exigir a declaração de dependência à ex-esposa do falecido, entregando-lhe o crédito trabalhista baseado apenas na certidão de óbito, agiu de forma negligente e contrária ao que determina a Lei 6.858/80. A relatora do processo, juíza Elaine Machado Vasconcelos, registra que o pagamento feito de boa-fé pela empresa à ex-esposa do falecido é considerado válido e eficaz em relação aos dependentes por ela legalmente representados. Assim definido, não existem no processo documentos que comprovem a condição de companheira da inventariante e a condição desta ou de sua filha como dependentes perante o INSS para fazerem jus ao recebimento de suas cotas-parte. “Sequer há nos autos certidão de nascimento evidenciando ser a menor filha do falecido”, afirma.

    Por tais motivos, ela reformou a sentença para julgar improcedentes os pedidos constatnes da reclamação trabalhista ajuizada pelo espólio contra a empresa.

    (1ª Turma - 01572-2005-811-10-00-3-ROPS)

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2816
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/creditos-trabalhistas-de-falecido-sao-pagos-apenas-a-dependentes-habilitados/12959

    Informações relacionadas

    Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    1ª Turma: é da companheira a legitimidade para receber créditos trabalhistas de falecido

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Inicial Tributária - Ação declaratória de isenção de imposto de renda para portadores de doença grave cumulada com pedido de restituição do indébito

    Direito para A Vida, Jornalista
    Artigoshá 2 anos

    Como os herdeiros podem sacar FGTS e o PIS/Pasep de familiar falecido

    Herdeiro necessário não precisa comprovar abertura de inventário para cobrar crédito trabalhista

    Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região TRT-6 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX-23.2019.5.06.0016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)