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6 de Maio de 2024
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    Dê sua opinião: projeto acaba com a aprovação automática nas escolas

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    Começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei do Senado 336/2017, que proíbe a chamada “progressão continuada” e torna obrigatório para todas as escolas a realização de avaliações de desempenho dos alunos para que eles possam avançar de série. De autoria do senador Wilder Morais (PP-GO), o projeto será examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) onde terá decisão terminativa. Se aprovado, poderá seguir para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário do Senado, a menos que seja apresentado recurso com esse objetivo.

    De acordo com o autor, o projeto visa acabar com o que ele considera um grande equívoco da educação brasileira. Segundo Wilder Morais, a progressão continuada, que começou a ser adotada em diversos sistemas de ensino a partir da década de 1990, acabou se transformando em promoção automática, sem necessidade de avaliação, o que se tornou a origem de muitos outros problemas da educação no país.

    O argumento usado a favor da progressão continuada, lembra o senador, era o respeito ao ritmo de desenvolvimento psicossocial e de aprendizagem dos alunos, permitindo que cada um aprendesse no próprio tempo, sem obrigá-los a repetir séries por eventual mal desempenho. O fim da repetência levaria à queda da evasão escolar. No entanto, o que ocorreu, afirma Wilder Morais, foi a “deslegitimação da escola como espaço de aprendizagem”. Assim, diz o senador, impossibilitados de avaliar os alunos, os professores passaram a ser desrespeitados e mesmo agredidos. Além disso, afirma, a qualidade do ensino acabou caindo, prejudicando também os alunos.

    O projeto muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/1996) para acrescentar no artigo 23, que trata da organização da educação em séries ou grupos não seriados, a obrigatoriedade de ser respeitada “a promoção em cada série ou ano conforme o aproveitamento do aluno aferido pelo professor responsável”.

    A Câmara dos Deputados aprovou em agosto um projeto de teor semelhante, o PL 8.200/2014, que ainda não foi remetido ao Senado.

    Qual a sua opinião sobre o projeto? Vote: http://bit.ly/PLS336-2017

    Todas as propostas que tramitam no Senado estão abertas a consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www12.senado.leg.br/ecidadania.

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    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-sua-opiniao-projeto-acaba-com-a-aprovacao-automatica-nas-escolas/500923017

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    9 Comentários

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    Muita desumanidade querer acabar com a aprovação automática. Mas Deus está vendo tudo , e se conseguirem fazer ,Deus vai fazer justiça. Esses políticos pensa que os alunos não aprendem porque não querem ,mas existem muitos estudantes no Brasil que tem dificuldade de aprendizagem. Quando se reprova um aluno está reprovando seu futuro . A reprovação vai gerar grandes impactos na vida pessoal e profissional desses alunos . Sem falar que também vai desmotivar e vai gerar abandono escolar, muito A estudantes não aprendem não é porque não quer ,mas porque tem deficiência de aprendizagem. A anulação da aprovação automática vai causar grande impactos nas escolas públicas, pois muitos desses estudantes tem dificuldade de aprendizagem, são pobres ,vai causar evasão e não terão chances de ter um nível socioeconômico melhor. A anulação da aprovação automática vai causar um grande impacto tbm na inclusão das pessoas com deficiência nas instituições regulares. continuar lendo

    E muita maldade acabar com a aprovação automática. Reprovar não trás nenhum benefício, pelo ao contrário só provoca desigualdade. Mas Deus está vendo e se fizerem essa maldade com certeza Deus irá cobrar continuar lendo

    O relatório defende o sistema de aprovação automática como mecanismo para diminuir os índices de repetência, condição apontada como uma das razões para a evasão. Segundo o documento, essa prática não pode ser diretamente associada ao desempenho do aluno, uma vez que países com educação de alta qualidade como Finlândia, Noruega e Islândia aplicam o sistema, enquanto outros como Bélgica, Canadá, Países Baixos e Estados Unidos impõem a repetição caso o aluno não atinja as médias. O GED ressalva, contudo, que o progresso individual de um aluno pode ser impactado por essas políticas. No sul e no leste da África, por exemplo, crianças que nunca repetiram de ano têm mais chances de obter melhores resultados em disciplinas que envolvem leitura ou matemática. Já o progresso de quem ficou pra trás costuma ser mais lento. continuar lendo

    essa lei que querem criar está equivocada .a aprovação automatica e muito importante para o desenvolvimento socioeconomico do brasil .é importante tbm para as estatisticas da educação do brasil .se essa lei for aprovada .o brasil vai cair no desenvolvimento socioeconomico e nas estatisticas da educação .sem falar tbm que vai desmotivar muitos alunos .onde tem que começar a trabalhar cedo para sustentar a família ! continuar lendo