Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Técnico em enfermagem pode acumular cargos públicos compatíveis com horários de trabalho

    A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito de um servidor público – Técnico em Enfermagem – ser contratado para o emprego público de mesma função no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual logrou êxito em concurso público, sem que, para isso, tenha que pedir exoneração do cargo que ocupava e sem imposição do limite de jornada semanal de 60h, devendo ser respeitada a compatibilidade dos horários de trabalho.

    Em seu recurso, o servidor público sustentou que, ao contrário do exarado na sentença, apresentou documentação que comprovaria a compatibilidade de horários, pois ele trabalha no Hospital de Clínicas Gaspar Viana das 19h às 7h, em escala de revezamento, com jornada de 30h semanais e que se lhe fosse dado o direito à contratação para nova função, poderia trabalhar em diversos tipos de escalas e horários, conforme norma operacional da empresa pública apelada.

    Ao analisar o caso, a relatora, juíza federal convocada Renata Mesquita, destacou que, de acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a matéria, “a acumulação legal de cargos e/ou empregos públicos, prevista no art. 37, XVI, da CF/88 - dois de professor; um de professor com outro técnico ou científico, ou dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, não se sujeita ao limite de 60 horas semanais, pois inexiste tal requisito na Constituição Federal”.

    Segundo a magistrada, a única exigência para a acumulação é a compatibilidade de horários no exercício das funções, cujo cumprimento deverá ser aferido pela Administração Pública.

    “Na hipótese, afigura-se constitucionalmente admissível a acumulação do cargo público efetivo já ocupado pelo impetrante, de técnico em enfermagem, com o emprego público pretendido na mesma função”, concluiu a juíza federal.

    A decisão foi unânime.

    Processo nº: 1004492-60.2018.4.01.3900

    Data de julgamento: 31/07/2019
    Data da publicação: 06/08/2019

    LC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3251
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-tecnico-em-enfermagem-pode-acumular-cargos-publicos-compativeis-com-horarios-de-trabalho/791257451

    Informações relacionadas

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Embargos de Declaração ao TRT

    Flávio Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Quantas aposentadorias um professor poder ter? Veja como fica o direito do profissional que trabalhou em duas escolas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Constituição Federal Comentada

    Fernando Plixo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Passei no Concurso de Auxiliar de Enfermagem, mas só tenho COREN de Técnico, e agora vou perder a minha vaga?

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Contestação Trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)