Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Novembro de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública ajuíza ação contra práticas abusivas do banco Mercantil

    há 7 anos

    A Defensoria Especializada do Consumidor ajuizou na sexta-feira, dia 23, Ação Coletiva de Consumo contra o Banco Mercantil, em face de práticas reiteradas de renovações unilaterais de empréstimos consignados feitos por aposentados e pensionistas. A ação tem como coautores o Procon municipal e o Instituto Defesa Coletiva.

    O coordenador da Defensoria Especializada do Consumidor, Daniel Firmato de Almeida Glória, acentua que “após inúmeros ofícios e centenas de consumidores atendidos pela Especializada do Consumidor da Defensoria Pública de Minas Gerais nos últimos meses com este mesmo problema, não restou outro caminho a não ser o ajuizamento desta Ação Coletiva de Consumo visando impedir esta prática perpetrada pelo Banco Mercantil”. A ação contou com a participação das defensoras Ana Luíza Bracarense e Sabrina Lelo.

    A ação visa proteger interesses e direitos dos consumidores que assinaram contrato de empréstimo consignado com o Banco Mercantil, posteriormente renegociado de forma automática, unilateral, e sucessiva, sem autorização ou ciência prévia, trazendo prejuízos aos consumidores. Com este fim, a ação requer a suspensão da prática, considerada abusiva, das renovações unilaterais, mantendo o acordado no contrato original, além da repetição de indébito dos valores cobrados indevidamente, e pelos danos morais coletivos.

    • Publicações7681
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-ajuiza-acao-contra-praticas-abusivas-do-banco-mercantil/472701799

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJMG - Ação Declaratória de Nulidade de Negócio Jurídico c/c Repetição de Indébito c/c Indenização por Danos Morais com Pedido de Tutela Antecipada - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Banco Mercantil do Brasil

    Defensoria Pública de Minas Gerais
    Notíciashá 7 anos

    Defensoria do Consumidor firma acordo histórico e inédito com instituição financeira

    Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
    Notíciasano passado

    Belo Horizonte - MG Aprova Lei Para Proteção de Idosos Contra Empréstimos Abusivos

    Henrique Albuquerque de Melo, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Inicial - ação de inexigibilidade de débito com danos morais - Descontos de empréstimo não contratado

    Andreia Grou, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação Revisional de Empréstimo, c/c Repetição de Indébito, c/c Indenização por Dano Moral e Pedido de Tutela de Urgência.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)