Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de Altamira consegue Absolvição de Réu Indígena em Tribunal do Júri

    há 13 anos

    Na manhã do dia 16 de março de 2011, iniciou-se a primeira sessão de julgamento do Tribunal do Júri na Comarca de Altamira, com a participação da Defensoria Pública do Estado do Pará.

    Takurare Xipaya de Carvalho, nascido na aldeia indígena Tukaman, com aproximadamente 10 (dez) irmãos, estava preso há 02 (dois) anos e meio acusado pela morte daquele de que mais gostava. No dia do fato, ao saber da morte do próprio irmão, tentou suicidar-se. Apontou uma espingarda de caça para o peito e para a cabeça, apertou o gatilho, mas a arma não disparou.

    Os Policiais Militares que o prenderam, no entanto, disparam 02 (duas) vezes em sua direção, lesionando-lhe os membros inferiores permanentemente. Desde então, Takurare Xipaya de Carvalho, que possui cicatrizes no abdômen, nas costas e as 02 (duas) balas alojadas no corpo, locomove-se com dificuldades por meio de muletas.

    Dentre as teses alegadas pela defesa, segundo os Defensores Públicos Luis Carlos Lima da Cruz Filho e Rodrigo de Oliveira Bezerra, havia a de que a pena que eventualmente lhe fosse aplicada não satisfaria finalidade alguma e seria nada além de um mal em si.

    Segundo a defesa, a prisão por mais de um biênio, a morte do irmão por quem sentia maior afinidade, a tentativa frustrada de suicídio, as lesões permanentes nos membros inferiores, as cicatrizes e as balas alojadas no corpo já eram penalidades mais do que suficientemente gravosas que se lhe poderiam aplicar.

    O Conselho de Sentença absolveu o acusado.

    Fonte: Núcleo Regional de Altamira

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-altamira-consegue-absolvicao-de-reu-indigena-em-tribunal-do-juri/2614030

    Informações relacionadas

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    MPES - Mandantes de crime de sem-terra vão a Júri em Mucurici

    DIREITOS HUMANOS - Júri condena acusados por homicídio de sem-terra

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)