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4 de Maio de 2024
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    Defensoria Pública expande acesso à Internet nas sedes Regionais

    há 13 anos

    O Núcleo de Tecnologia e Informação da Defensoria Pública do Estado do Pará está implantando em todas as sedes regionais do interior do Estado os chamados Links Dedicados de Internet. Trata-se de uma comunicação de dados eficiente, que possibilita o acesso à Internet em alta velocidade.

    De acordo com o Coordenador do NTI, Felipe Tavares, os Links Dedicados de Internet, tem a função de facilitar o acesso ao Sistema SCPJ Web e ao Serviço 129 e já estão sendo implantados na maioria das Regionais com o Programa Navega Pará, a exemplo da Regional de Castanhal, onde a antena já foi instalada e está aguardando apenas a liberação de sinal.

    Tal viabilidade só foi possível graças a Parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, por meio do Pacto pela Justiça, no qual foi permitido nas Salas das Defensorias nos fóruns o acesso ao link do Navega Pará do Tribunal.

    Já nas Regionais que ainda não contam com atendimento da rede Navega Pará, houve a contratação de Links Dedicados da Oi, onde já foram instalados, por via satélite, em Breves e em Redenção; e por via fibra ótica, em Paragominas.

    O Coordenador do NTI da Defensoria explicou que antes o link era por via rádio, que era de baixíssima velocidade, o que dificultava o atendimento. Agora estamos preparando todo o ambiente para que o sistema SCPJ Web e o Serviço 129 possam ser utilizados de forma eficiente, rápida e segura, assegurou Felipe Tavares.

    Felipe Tavares explicou ainda que será possível através da Internet de alta velocidade, a vídeo conferência e o monitoramento via câmera do atendimento, ou seja, mesmo estando na capital, os gestores poderão verificar como está o atendimento nas Regionais do interior. Atualmente já podem ser monitoradas as Regionais de Altamira e Marabá.

    A previsão é que até o final do ano, a vídeo conferência já esteja funcionando em todas as Regionais da Defensoria Pública.

    O objetivo dessas novas tecnologias na Instituição, segundo Felipe Tavares, é facilitar a utilização das ferramentas desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia e Informática, além de otimizar cada vez mais o atendimento ao cidadão.

    Matéria e Fotos: Suzi Corrêa

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