Defensoria Pública inicia atendimento com o novo Sistema de Controle de Processos Jurídicos.
14 de Setembro, data marcante para o inicio do processo de modernização da Defensoria Pública do Estado do Pará, com a implantação oficial do novo Sistema de Controle de Processos Jurídicos -SCPJ Web. Com o novo sistema, a Defensoria irá proporcionar uma acentuada melhoria na qualidade do atendimento, que passa a ser humanizado e com maior celeridade, além de possibilitar uma análise estatística de todos os serviços prestados pela Instituição.
O Coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação, Felipe Tavares – NTI informou que este Sistema é o resultado de um grande investimento que a Defensoria do Pará disponibilizou na área da informática, cerca de 1 milhão de reais.
Apesar do grande fluxo de pessoas no primeiro dia de atendimento, por meio do Sistema de Controle de Processos Jurídicos, a ferramenta se mostrou bastante adequada para garantir a eficiência na prestação dos serviços da Defensoria Pública do Pará.
Contente, Maria do Socorro Pinto manifestou que gostou do atendimento: “ Tive que esperar um pouco, mas depois percebi que tratava-se da implantação de um novo processo de atendimento. Então acho que tudo que puder facilitar para resolver o meu problema será bem vindo. E eu agradeço à Defensoria por isso.”
Felipe Tavares destacou ainda que “esse novo sistema de controle de processo é um das ferramentas do sistema integrado de informação e tem como principal objetivo acelerar o condicionamento eletrônico, ou seja, o condicionamento digital”.
Com isso, a Defensoria do Pará disponibilizará 2 (dois) serviços agregados: o serviço 129 e o serviço de Agendamento via Web. O 129 funcionará através de uma central de atendimento CRC, por meio do qual será feito o agendamento, a triagem e o agendamento do assistido com uma data e hora previamente estabelecida com o defensor. Já o agendamento via Web será sugerido pelo próprio usuário, que posteriomente receberá a confirmação também via Web. Os próprios servidores e defensores irão fazer análise para detectar se os casos são de responsabilidade da Defensoria, do contrário, os usuários serão encaminhados para outro órgão.
O atendimento 129 e o agendamento via Intranet irão ser implantados em outubro.
“A questão da morosidade do Sistema de Justiça precisa ser enfrentada através de ações que permitem mais agilidade, eficácia e qualidade entre o atendimento e a solução de problemas dos cidadãos. Neste sentido, programas como este que foram desenvolvidos pela Defensoria Pública do Estado do Pará, com o apoio do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais - CONDEGE e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - (PENUD), no campo da tecnologia da informação são fundamentais para o cumprimento da meta da Defensoria, que é tornar a justiça mais acessível a todos os brasileiros”, ressaltou o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso.
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