Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública garante vaga destinada à pessoa com deficiência em concurso de Bataguassu

    A Defensoria Pública de Bataguassu, cidade distante 270 km da Capital, conseguiu liminarmente, por meio de uma ação de obrigação de fazer contra o próprio município, que uma assistida aprovada em um concurso público da prefeitura tenha garantida a sua vaga destinada à pessoa com deficiência.

    Em janeiro deste ano, saiu o resultado final do certame com a aprovação da assistida na única vaga destinada a pessoas com deficiência. O edital previa a contratação de 12 recepcionistas, cargo em que foi aprovada, sendo 5% destinado ao grupo vulnerável.

    O problema é que a prefeitura convocou todos os 12 aprovados nas vagas gerais, exceto a assistida.

    Como justificativa, o Poder Executivo afirmou que os 5% devem ser calculados em cima do total de aprovados. Nesse caso, ela só seria chamada após a 21ª posição.

    Mas conforme o defensor público responsável pela ação, Bruno Del Boni Petri, a convocação deve ser feita a partir do número de vagas disponível no edital.

    “O texto é bem claro, no item 4.2. do edital está que ‘aos candidatos com deficiência serão destinadas 5% das vagas oferecidas para cada cargo/função’”, explicou.

    Ao buscar se informar sobre quando seria nomeada, a assistida foi informada por diversos servidores da Prefeitura Municipal que não seria chamada dentro das 12 vagas existentes ao cargo para o qual foi aprovada.

    A Defensoria Pública também entrou em contato com a prefeitura, por meio de diversos ofícios, tentando uma solução extrajudicial, mas a resposta continuou sendo a mesma da justificativa inicial.

    De acordo com o defensor, a Constituição Federal de 1988, em seu art. 37, VIII, assegura o direito à reserva de vagas para pessoas com deficiência em todos os concursos públicos destinados ao ingresso de pessoal no serviço público. O dispositivo foi regulamentado pelas Leis nº. 7.853/89 e pelos Decretos de nº 3.298/99 e 5.296/04.

    “Buscando concretizar os direitos das pessoas com deficiência, o Brasil foi signatário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incorporada no ordenamento brasileiro com status de Emenda à Constituição (Decreto nº 6.949/09), por autorização do § 3º do artigo 5º da Carta de Outubro. Nesse mesmo espírito, promulgou-se a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15, apelidada de Estatuto da Pessoa com Deficiência”, continuou.

    Ainda, segundo o defensor Bruno Boni Del Petri, foram frustradas todas as expectativas da assistida e violado seu direito enquanto pessoa com deficiência.

    “Foi fraudado também o próprio sistema de cotas em concurso público, por parte da Prefeitura Municipal de Bataguassu. Neste contexto, a ofensa à integridade física e psíquica da requerente, bem como toda a dor e o abalo emocional por esta sofrido em consequência da preterição da nomeação, viola os direitos da sua personalidade, importando ofensa à sua dignidade e gerando dano moral que deverá ser indenizado”.

    Nesse sentido, a ação pede uma indenização por danos morais e materiais. Por fim, o texto obriga que o Município anule a nomeação da 12º colocada e convoque a assistida ou que apenas faça a convocação, mantendo a antecessora.

    Na sentença, o juiz deferiu o pedido de tutela de urgência para o fim de determinar que a parte requerida promova, no prazo de 15 dias, a nomeação e posse da requerente para o cargo de recepcionista, na condição de pessoa portadora de deficiência, conforme os ditames legais, sob pena de fixação de multa diária e o cometimento do delito de desobediência.

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-garante-vaga-destinada-a-pessoa-com-deficiencia-em-concurso-de-bataguassu/360043967

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)